#Cinema

Aberta a temporada de estatuetas:

- Prêmio Sag (Screen Actors Guild) que aconteceu no último domingo (20) foi o assunto da semana. Não pelos premiados, mas pelo tão esperado reencontro entre Brad Pitt e Jennifer Aniston. O ex-casal foi fotografado nos bastidores se abraçando amigavelmente e conversando após ambos conquistarem suas estatuetas, para Aniston o primeiro da carreira como melhor atriz.

Imagem ilustrativa da imagem #M@IS - Aberta a temporada de estatuetas
Imagem ilustrativa da imagem #M@IS - Aberta a temporada de estatuetas

- O Globo de Ouro também gerou muita repercussão nas redes sociais. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no início de janeiro. Joaquin Phoenix, Awkwafina e Taron Egerton foram alguns dos nomes que se destacaram na noite, por seus trabalhos em “Coringa”, “A despedida” e “Rocketman”, respectivamente. O filme “Parasita” levou a melhor na categoria de “melhor filme estrangeiro” e também foi um dos mais comentados da premiação.

Imagem ilustrativa da imagem #M@IS - Aberta a temporada de estatuetas

- Agora a maior e mais esperada premiação do cinema, o Oscar está programado para dia 9 de fevereiro. Dentre os indicados, destaque para “Era uma vez em Hollywood”, “1917” e “Coringa”, esse último com 11 indicações. Internautas brasileiros comemoraram que o documentário “Democracia em vertigem”, da diretora Petra Costa, vai representar o Brasil na categoria de “melhor documentário”.

Imagem ilustrativa da imagem #M@IS - Aberta a temporada de estatuetas
Imagem ilustrativa da imagem #M@IS - Aberta a temporada de estatuetas

#GlennGreenwald

Na última terça-feira (21), o MPF (Ministério Público Federal) denunciou o jornalista Glenn Greenwald pelos crimes de interceptação telefônica, associação criminosa e invasão de dispositivo informático. A denúncia é feita devido às mensagens de áudio entre o Ministro da Justiça Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato que foram hackeadas e repassadas para o jornalista no ano passado. As mensagens renderam uma série de reportagens no site The Intercept Brasil, o qual Greenwald é fundador, que sugeriam má conduta jurídica dos envolvidos na Operação Lava Jato.

A denúncia foi feita mesmo com a liminar concedida pelo Ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Gilmar Mendes, que impedia Greenwald de ser investigado. A medida do MPF gerou polêmica nas redes sociais e órgãos como a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) manifestaram-se a favor do jornalista.

#CORONAVÍRUS

Um novo vírus já matou 17 pessoas e infectou centenas de chineses na última semana. O “2019-nCoV” foi descoberto por cientistas em dezembro do ano passado e colocou a medicina chinesa e a OMS (Organização Mundial da Saúde) em estado de alerta. Os principais sintomas dos pacientes diagnosticados com o vírus são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Na última quarta-feira (22), o Ministério da Saúde descartou a possibilidade de uma brasileira de 35 anos estar infectada com o vírus. Ela veio de Xangai para Belo Horizonte na semana passada e dias depois procurou atendimento médico apresentando os sintomas causados pelo vírus. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento não foram diagnosticados pacientes brasileiros infectados pelo 2019-nCoV.

#Enem2019

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou na sexta-feira (17) os resultados da edição de 2019 do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas foram aplicadas nos dias três e dez de novembro e cerca de 3,9 milhões de candidatos fizeram os exames.

No sábado (18), o Ministro da educação Abraham Weintraub e o presidente do Inep Alexandre Lopes anunciaram que um erro nos cadernos do segundo dia de provas prejudicou a nota de alguns estudantes. Os candidatos tinham até a segunda-feira (20) para recorrerem a uma nova pontuação. Com a nota do ENEM, é possível conquistar vagas em universidades públicas e ganhar bolsas ou financiamentos em instituições privadas.

Imagem ilustrativa da imagem #M@IS - Aberta a temporada de estatuetas