Se nos cafezais a mosca-das-frutas veio com força nesta safra, na fruticultura do município, situação tranquila, com pressão normal da praga. O coordenador de fruticultura da Emater no município, Maurício Castro Alves, relata que nada foi feito de diferente nesta safra. “Usamos as armadilhas, quando muito, acontece a pulverização de inseticidas. Nada de diferente.”

Atualmente Carlópolis possui 2,3 mil fruticultores, sendo de goiaba em torno de 800 hectares e 450 produtores. Já o morango, são 350 produtores. “Temos algumas pragas novas na goiaba, por exemplo, uma espécie de um bicudinho, que tem atacado mesmo com elas ensacadas.”

O produtor Rodrigo Viana trabalha com o pai na produção de goiabas numa área de sete hectares. A produção média é de 25 a 30 toneladas por ano. Nesta safra, o volume já chegou a 40 toneladas. Ele relata que não teve problemas com a mosca-das-frutas. “No meu monitoramento, não vi aumento de incidência, foi normal igual aos outros anos. É uma praga bem problemática, a que mais causa danos, mas conseguimos controlar com alguns repelentes e com as iscas, sem contar que a nossa fruta é 100% ensacada.”