A palavra ‘protagonismo’ vem do grego ‘prótos’, que significa ‘primeiro’, e ‘agôn’, que significa ‘luta’ ou ‘conflito’. O protagonista era o ‘primeiro lutador’. Foi a literatura que trouxe a palavra como referência ao personagem principal de uma história.

Na empresa, protagonismo se refere à capacidade dos colaboradores tomarem iniciativas e agir onde e quando houver necessidade.

Não era necessário lançar mão de uma palavra estranha ao dia a dia da maioria das pessoas. No entanto, em função da moda e do desejo dos gerentes de impressionar a diretoria, ouviremos ‘protagonismo’ para lá e para cá por longo tempo em lugar de ‘responsabilidade’ ou de ‘decidir e agir de acordo com os valores e objetivos da empresa’.Sem problemas.

Vamos à prática. Como aplicar o protagonismo?Oferecer treinamento e desenvolvimento de habilidades; incentivar que todos contribuam com ideias e opiniões – sem repreensão ou bullying – ; encorajar a tomada de decisões e a iniciativa, dando liberdade para experimentar e propor soluções criativas são ideias poderosas.

Isso, porém, só se alcança através de uma gestão de pessoas centrada nas necessidades e no desenvolvimento de todo o quadro dos recursos humanos – coisa nada comum na grande maioria das organizações.

Lindo! Talvez a nova moda promova mais colaboração e faça os funcionários se sentirem valorizados e envolvidos nos negócios. Será ótimo para aumentar a motivação e a satisfação geral, além, é claro, de incrementar os resultados – que, sem nenhuma dúvida, é o motivo principal de mais este movimento.

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