A gente bem sabe que compartilhar experiências é a melhor forma de se informar sobre alguns assuntos, principalmente os mais particulares, como a primeira menstruação. Que não sei vocês, mas para mim foi motivo de muita timidez. Fiquei morrendo de vergonha de pedir ajuda ou sequer falar para alguém. Mas o que não podemos fazer é guardar para nós e precisamos aprender e nos informar com profissionais experientes. Por que a desinformação sobre o assunto pode causar mais danos que a mancha na calça num almoço de família.

Então para me informar melhor e aprender mais e compartilhar com todas aqui na Folha de Londrina, eu procurei a médica ginecologista Camila Moreira, que atua aqui na cidade de Londrina e me recebeu muito bem. Ela me explicou coisas que não consegui aprender na #firstperiod, que significa primeira menstruação em inglês e cujos vídeos já foram visualizados 310 milhões de vezes no TikTok. Conheci muitas histórias que se assemelharam as minha, mas com a doutora Camila aprendi que uma das etapas mais importantes no desenvolvimento fisiológico da mulher é a primeira menstruação que chama-se de menarca.

De acordo com a ginecologista, esse momento ocorre na vida da menina entre os 8 e os 14 anos de idade. A chegada da menarca marca a entrada na puberdade, período em que o corpo sofre várias mudanças, como crescimento de pelos nas axilas e região genitália e aumento dos seios.

Médica ginecologista Camila Moreira
Médica ginecologista Camila Moreira | Foto: Daiane Alves

Com a menarca, começam também os ciclos menstruais, que podem ter de 28 a 35 dias; bem como os sangramentos vaginais, que tem duração bem particular, mas duram em média cinco dias que caracterizam o período da menstruação. Na menarca, o fluxo menstrual pode durar de 2 a 7 dias. Esse também é o tempo de duração dos períodos menstruais que virão a seguir.

Quanto ao sangramento menstrual observado na menarca pode variar ao longo dos dias. "A cor pode ser vermelho vivo no início e passar para um tom mais marrom no final", explica Moreira.

Médica ginecologista Camila Moreira
Médica ginecologista Camila Moreira | Foto: Daiane Alves

As mudanças na puberdade

Quando os Hormônios sexuais entram em cena, o corpo passa por transformações marcantes que vão acompanhar você por toda vida a adulta. Conheça as diversas mudanças do corpo nessa fase de transição para a vida adulta.

FL- Quantos dias tem um ciclo menstrual normal?

Camilla Moreira: O fluxo menstrual comum, tem que ter pelo menos dois ou até no máximo 7 ou 8 dias.

O ciclo menstrual é o intervalo de tempo entre o primeiro dia da menstruação e o último dia antes da menstruação seguinte.

FL - Quanto tempo leva para a menstruação ficar regular na adolescência?

Camilla Moreira: Dentre os primeiros 2 anos da primeira menstruação é normal que o fluxo ás vezes não seja regular. Então, a partir dessa etapa o ideal é que se regularize.

FL - Qual a quantidade da primeira menstruação?

Camilla Moreira: É normal que o sangue da primeira menstruação venha em um tom mais escuro, como vermelho escuro quase vinho, ou até mesmo marrom. O sangue da menarca normalmente é escuro e quando entra em contato com o ar ele pode ficar marrom. Outra característica do sangramento é que ele pode vir com algumas "bolinhas", chamadas de coágulos que aumentam também a textura do sangue. Por isso, é normal o sangue vir escuro na primeira menstruação.

FL - Como fazer a higiene correta durante a menstruação?

Camilla Moreira: A indicação é que durante o banho sejam usados sabonetes neutros, como os de bebês - que contenham glicerina. Nada de higiene interna de canal vaginal. Já a troca de absorventes descartáveis deve ser feita a cada 3 horas para evitar o acúmulo de sangue. Mas se o fluxo estiver muito intenso a troca pode ser feita a cada 2 horas, Pois ficar muito tempo com o absorvente pode acarretar em mau cheiro.

FL - Quais os sinais dá primeira menstruação?

Camilla Moreira: Dor na região abdominal (como se fosse câimbras); Aparição de espinhas no rosto; Crescimento dos seios, aparecimento de pelos pubianos e nas axilas; formato do corpo; Altura; secreção vaginal e dores de cabeça.

FL- O coletor menstrual ou a calcinha absorvente?

Camilla Moreira: Depende cada paciente tem a sua peculiaridade vai depender do seu fluxo da rotina da paciente, em relação a experiência em conseguir colocar. Então tem muitas pacientes que tentam usar o coletor e não conseguem não se adaptam, então a calcinhas absorvente é a uma melhor opção para aquela pacientes. Outras se adaptam super bem ao coletor menstrual e já adquire aquele método como mais eficaz no período menstrual. Então não existe um absorvente maravilhoso existe um absorvente ideal para cada paciente.

Se você chegou até aqui é porque está provavelmente interessada em saber qual é a melhor opção, então vamos lá.

35 anos é esse o tempo que a maioria de nos vamos passar menstruando; por isso, é natural que você queira viver esse período mais confortável. Com tantos métodos para lidar com a menstruação o maior deles é descobrir quais são os tipos de absorventes que mais se ajusta as nossas necessidades. A ginecologista, vai te ajudar a escolher melhor os 5 tipos de proteção menstrual. Lembrado que quanto mais falamos em menstruação, mais contribuímos para acabar com esse tabu.

Cinco tipos de absorvente para você escolher:

São cada vez mais opções para garantir conforto, segurança e liberdade durante o período menstrual.

1. Absorvente interno: Não marca a roupa, dá para praticar esportes com segurança e ir á piscina. O importante é troca-lo a cada 4 horas, já que o sangue parado na vagina por muito tempo pode causar infecção. Há opções com aplicador ou sem - neste caso, coloca-se com o dedo. Para quem ainda não começou a vida sexual, recomenda-se o míni, por ser mais fácil de colocar e oferece menos risco de romper o hímen.

Absorventes internos
Absorventes internos | Foto: dstaerk/ iStock

2.Coletor menstrual: Existem diversas formas de dobrar o coletor para introduzi-lo no início do canal vaginal, onde ele se acomoda. Você deve testar para ver a qual delas se adaptar melhor, sobre o tamanho vai depender de cada paciente. Procure em vídeos na internet por "dobra diamante ninja", "dobra lábia" ou "dobra c", entre outras. Precisa ser fervido para esterilizar a cada início de menstruação.

Coletor menstrual
Coletor menstrual | Foto: iStock

3.Calcinha absorvente: Opção sustentável, a calcinha absorvente promete durar cerca de 50 lavagens - depois, não precisa jogar fora, porque ainda é uma calcinha. Ela tem no mínimo três camadas de tecidos que absorvem a menstruação, deixam um toque seco e evitam o odor. Deve ser trocada a cada 12 horas, dependendo do fluxo menstrual.

Calcinha menstrual
Calcinha menstrual | Foto: AnSyvanych/ iStock

4.Absorvente descartável: Com diversos tamanhos para cada tipo de fluxo. As abas ajudam a fixar o absorvente na calcinha, diminuindo o risco de vazamento. Novas marcas começam a fabricar absorventes descartável com algodão orgânico (que causa menos alergia na pele) e embalagem de papel, para gerar menos lixo.

Absorventes descartáveis
Absorventes descartáveis | Foto: iStock

5.Absorvente de pano: Confeccionado com algodão, tende a causar menos irritação na pele e não gera lixo. Conta com duas a três camadas de tecidos com absorção e camada externa com tecido impermeável. Dois botões fazem as vezes de abas. Pode ser usado por cerca de seis horas. Lave á mão ou na maquina; explica Moreira.

Absorventes de tecidos
Absorventes de tecidos | Foto: SACheckley/ iStock

Leia Também:

Mulheres sofrem mais com a enxaqueca

Endometriose: mitos e verdades da doença da ‘mulher moderna’


Papo de menina é uma seção do caderno digital Folha Mais da Folha de Londrina que compartilha informação e experiências para ajuda coletiva no caminho de uma vida melhor.