O Londrina entrou definitivamente na briga por uma vaga no G4 da Série B graças à recuperação no segundo turno. Ao mesmo tempo que o Tubarão subiu, o Vasco, adversário direto do Alviceleste neste momento, despencou na segunda metade da competição.

Adilson Batista deve reforçar o meio-campo diante do Tombense e com isso Mandaca (D) volta ao time titular
Adilson Batista deve reforçar o meio-campo diante do Tombense e com isso Mandaca (D) volta ao time titular | Foto: Sheyla Dantas/LEC

Enquanto o LEC somou 18 pontos no returno, o Vasco acumulou apenas 10. Os dois times estão separados somente por um ponto na tabela (45 a 44) e se enfrentam daqui a duas rodadas em São Januário. No segundo turno, o Londrina tem a terceira melhor campanha com cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Aproveitamento de 60%. A equipe carioca é apenas a 15ª no segundo turno, com três vitórias, um empate, seis derrotas e aproveitamento de apenas 33%.

Leia mais sobre o LEC

Londrina atinge meta inicial e agora quer o G4

Em meio as rusgas com o gestor, a clara sintonia entre o time e a torcida

Ao final do primeiro turno, o Vasco era o segundo colocado com 35 pontos, enquanto o Alviceleste ocupava a sétima colocação, com 26. Se o LEC apostou no trabalho do técnico Adilson Batista, que se consolidou ao longo da competição, o Vasco estreou o técnico Jorginho contra o Grêmio no domingo (11) - derrota por 2 a 1 - como o seu terceiro treinador no Brasileiro.

A queda vascaína na tabela aconteceu justamente no período em que o time ficou sem um treinador efetivo. Maurício Souza foi demitido na primeira rodada do returno e Jorginho chegou somente oito jogos depois. O clube de São Januário começou a Série B sob o comando de Zé Ricardo.

No primeiro turno, o aproveitamento do LEC foi de 45%, e o do Vasco, 61%. Neste momento, o time carioca tem 51% de aproveitamento contra 50% do LEC.

Chances

Acompanhando o desempenho da tabela, os percentuais de acesso do Vasco para a Série A despencaram, enquanto os do Tubarão crescem a cada rodada. Para o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Vasco tem 45% de probabilidade de subir contra 31% do Londrina. Para o site Chance de Gol, as chances vascaínas são de 53% e as do LEC, de 21%.

Já o Cruzeiro está praticamente garantido na Série A, de acordo com o Chance de Gol, e, com 62 pontos, tem 98% de possibilidade de ser o campeão. O Bahia, que soma 51 pontos, tem 98% de probabilidade de subir, e o Grêmio, terceiro, com 50, tem 97%.

Preparação

O Londrina voltou aos treinos na segunda-feira (12) e iniciou a preparação para o jogo contra o Tombense, na sexta-feira (16), em Muriaé (MG). A delegação viaja na quarta-feira para Minas Gerais. O Tombense está mandando os seus jogos no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, distante 60 quilômetros de Tombos.

O técnico Adilson Batista terá todo o elenco à disposição para o confronto da 30ª rodada. Diferente do publicado pela FOLHA na segunda-feira (12), o lateral Alan Ruschel não está suspenso e poderá jogar normalmente na sexta-feira.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link