O desempenho no estádio do Café tem sido fundamental para a boa campanha do Londrina até aqui na Série B. Os pontos conquistados em casa é que têm sustentado o Tubarão entre os primeiros colocados. No entanto, o rendimento caiu nas últimas rodadas e o time quer reencontrar o caminho das vitórias diante do vice-líder Bahia nesta terça-feira (16), às 20h30.

De volta: após cumprir suspensão, o capitão João Paulo retorna no confronto com o Bahia
De volta: após cumprir suspensão, o capitão João Paulo retorna no confronto com o Bahia | Foto: Sheyla Dantas/Londrina EC

O LEC é o oitavo melhor mandante, com 55% de aproveitamento: cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas. No entanto, ainda não venceu no Café no returno, após duas partidas. Em casa, o Alviceleste vem de um empate com o Criciúma e uma derrota de virada para o líder Cruzeiro.

Leia também

Em jogo pobre, Londrina empata com o lanterna em Goiânia

Morre Ezio Ivan Secco, presidente do LEC no título de 1981

A campanha no segundo turno tem sido bem melhor fora do que em casa. São sete pontos conquistados como visitante - duas vitórias e um empate - contra apenas um como mandante. O último ponto ganho na casa do rival foi diante do Vila Nova, no 0 a 0, na sexta-feira (12), no Serra Dourada.

Se a atuação em Goiânia diante do lanterna foi ruim, com pouca inspiração e criatividade, o Londrina comemorou o ponto conquistado e a manutenção do quinto lugar no Brasileiro, já que os demais resultados da 24ª rodada também ajudaram. O LEC subiu para 34 pontos, mas se distanciou do Vasco, que é o quarto colocado e venceu o seu jogo - 3 a 1 no Tombense -, chegando aos 42 pontos, oito de vantagem em relação ao Tubarão.

Para não correr o risco de perder a quinta posição, ganhar do Bahia será fundamental, já que diversos times se aproximaram do Alviceleste. Equipes como Sport (34), Sampaio Corrêa (33), Tombense (33) e CRB (32) estão coladas e podem tomar a posição do LEC, em caso de novo tropeço na terça.

O Bahia retomou a vice-liderança após vencer o Ituano por 2 a 0 e contar com a derrota do Grêmio - 2 a 0 para o CRB, que acabou com uma invencibilidade de 17 jogos do time gaúcho. Com isso, os dois somam 43 pontos, mas o tricolor baiano tem vantagem no número de vitórias - 13 a 11.

O líder disparado é o Cruzeiro, mesmo após o empate com a Chapecoense por 1 a 1. Foi o primeiro tropeço do time mineiro no Mineirão. Até então, o Cruzeiro tinha 100% de aproveitamento em 11 partidas como mandante.

Imagem ilustrativa da imagem LEC quer retomar caminho das vitórias no Café
| Foto: Gabriel Batista Paiva

Mudanças

Para o confronto desta terça-feira o técnico Adilson Batista terá o retorno do capitão João Paulo, que cumpriu suspensão automática em Goiânia. Por outro lado, quem está fora do duelo é o lateral-esquerdo Alan Ruschel, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Eltinho será seu substituto.

Adilson Batista pode fazer outras alterações na equipe, levando em conta o desgaste físico, já que será a quarta partida em um intervalo de 10 dias. Em Goiânia, ficaram visíveis a sobrecarga de alguns jogadores e a queda de rendimento. Em razão disso, o treinador pode mudar para ter um time com mais força.

Os últimos três reforços oficializados devem ser relacionados pelo treinador: o volante Emerson Souza, o meia-atacante Leandrinho e o atacante Matheus Moraes.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link