Temida pelos alunos, a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não tem fórmula pronta. Não existe um jeito certo de dar início ao texto, ou garantias de que usar citações de autores importantes vão garantir uma maior nota. Pelo contrário, o papel da redação no Enem é estimular o raciocínio lógico dos alunos e identificar sua capacidade de se comunicar.

É importante lembrar que a redação em processos seletivos como um todo funcionam como porta de entrada para o mercado de trabalho e, no caso do Enem e de outros vestibulares, para o ingresso ao ensino superior. “Muitas empresas, inclusive, solicitam uma redação durante o processo seletivo para alguma vaga. Para toda profissão, a comunicação é um processo imprescindível”, reforça a professora de oficina de redação do Colégio Marista de Londrina, Laís Marina Souza.

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A função da redação no Enem não é surpreender os alunos despreparados. Até mesmo o fator surpresa tem uma motivação dentro da prova: despertar o raciocínio lógico. Mais importante do que a temática abordada é como ela será retratada pelo estudante.

PROBLEMA SOCIAL

“O foco central da dissertação argumentativa é saber como o candidato se mobiliza para defender um posicionamento”, pontua a professora. Especificamente no Enem, os temas de redação propostos sempre estão relacionados a um problema social, isso significa que além da análise crítica, o exame quer perceber qual é a visão de mundo do candidato em relação a sociedade em que ele faz parte.

Por esse motivo, mais do que argumentar e mostrar domínio das técnicas de redação, o aluno também precisa sugerir uma proposta de intervenção ao final, uma conclusão. “Não é a argumentação pela argumentação, mas o raciocínio que será construído e como o pensamento será sistematizado”, complementa Laís Marina Souza.

A capacidade interpretativa e de resolução de problemas, bastante cobrada em outras áreas do Enem, também está presente na redação. O aluno precisa sustentar uma opinião e demonstrar de que maneira ele resolveria o problema apresentado. Os textos com maior nota, não são os que apresentam modelos pré-definidos, mas que cumprem seu propósito argumentativo, como afirma a professora de redação: “é a sagacidade do aluno de olhar para o tema apresentado e pensar logicamente”.

Raciocínio lógico

A dica da professora Laís Marina Souza para quem está se preparando para o Enem é exercitar o raciocínio lógico com foco na redação e usar como base referências e áreas em que o candidato já tem facilidade. Ou seja, não precisa decorar nenhuma citação famosa ou frase pronta. “Pegue temas de problemas sociais da atualidade e tente traçar um raciocínio lógico de porque o assunto é um problema, quem são as pessoas afetadas e por qual razão é necessário resolvê-lo”, orienta a professora do Colégio Marista.