Rio - O Flamengo convocou uma entrevista coletiva às pressas para terça-feira (25) pela manhã, no Rio, onde o meia Ederson confirmou que foi diagnosticado com um tumor no testículo. O sério problema de saúde foi descoberto após o jogador ser reprovado em um exame antidoping, que detectou índices maiores do que os normais da substância HCG, hormônio que em altas quantidades em homens podem indicam câncer de testículo.

O médico do Flamengo, Márcio Tannure, também esteve presente à entrevista coletiva ao lado de Ederson, que também foi acompanhado neste encontro com os jornalistas pelo presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello e pelo diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano. E Tannure confirmou que o jogador precisará ser submetido a uma cirurgia para remoção do tumor. O procedimento foi marcado para a próxima segunda-feira (31).

"O atleta teve resultado analítico adverso positivo para doping. A gente suspeitou que pudesse, por todo histórico do atleta, com toda a confiança que a gente tem nele, que isso pudesse ser patologia do atleta. Porque desse resultado analítico adverso. Descobrimos que o atleta tem tumor no testículo", afirmou o médico, esclarecendo também que neste momento não é possível prever um tempo estimado de afastamento do meio-campista dos gramados durante o período de tratamento.

"Não gostaria de dar nenhuma previsão. Tratamento é cirúrgico, para retirada dessa lesão. Vai acontecer até o fim da semana, terminando os exames. Após a cirurgia, vai ser detectado a gravidade e vamos poder dar parecer", explicou, para depois reforçar que existe a possibilidade de o atleta ser submetido a uma quimioterapia contra o câncer. "Vai depender da biópsia para ver se existe a possibilidade de quimioterapia. Independentemente disso, prognóstico final é bom de recuperação", completou.