Acolhedora, agradável, bonita. Estas foram algumas das palavras citadas por pessoas que visitaram Londrina no final do ano passado quando questionadas sobre o que vinha a mente ao pensar na cidade. Adjetivos que mostram a vertente turística do município, que foi alvo de uma sondagem de mercado, produzida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O resultado foi apresentado nesta terça-feira (27) à imprensa, autoridades e sociedade civil organizada.

O levantamento, que ouviu 309 visitantes – excluindo os moradores das cidades do entorno -, por meio de questionário de campo, mostrou que 20,44% das pessoas vêm para Londrina para visitar parentes e amigos. Em segundo lugar aparece lazer, descanso e férias, com 18,24%; seguido de trabalho e negócios, 12,67%; e eventos, 11,66%. Ou seja, os três últimos segmentos correspondem a 42,57% dos motivos de procurar a segunda maior cidade do Estado.

LEIA TAMBÉM: Mapa traça estratégia para tornar Londrina Destino Turístico Inteligente

Além disso, entre aquelas que vieram para rever familiares e amigos, apenas 14% relataram esse ser o único motivador. Outras 86% relacionaram com outros objetivos, como o lazer, descanso, gastronomia, saúde, eventos e negócios. Durante a visita, 37,4% se hospedaram em hotel e 35,3% na casa de familiares. A maioria (20,43%) apontou gastou médio diário de mais de R$ 450 durante a estadia. De R$ 151 a R$ 200 representou 17,20% das respostas.

PERFIL

O perfil do visitante identificado durante a apuração foi homem, que já conhecia a região, casado, do Sul País, com renda de três a cinco salários mínimos e ensino superior completo. “A análise que foi feita indica o viés muito forte em Londrina do negócio, do turismo de eventos, mas também das pessoas que vêm aqui para visitar familiares, que querem ficar na cidade. Isso gera muita riqueza, com o consumo em restaurantes, hotelaria, com o recurso circulando dentro do município e gerando emprego”, frisou o gerente da Regional Norte do Sebrae, Fabrício Bianchi.

PONTOS TURÍSTICOS

Entre os destinos preferidos para frequentar na cidade apareceram o lago Igapó (15,58%), o Calçadão (15,61%), o shopping Catuaí (14,35%), o Boulevard Shopping (12,24%) e a Catedral (11,22%). Outros locais mencionados foram o Salto Apucaraninha, Santuário de Schoenstatt, shopping Aurora, Mata dos Godoy, UEL (Universidade Estadual de Londrina), Tecnocentro, Mesquita Rei Faiçal e Zerão.

Outro destaque da sondagem foi a sazonalidade turística, com o vestibular da UEL, a ExpoLondrina e os grandes eventos da região, que geram impacto positivo. No total, foram classificados nove segmentos que atraem pessoas de fora: turismo de lazer, eventos, trabalho e negócios, estudo e qualificação, compras, saúde e bem-estar, esportes, religioso e gastronômico. A maioria dos visitantes que participaram da pesquisa, 67,70%, informou que planeja voltar em Londrina em até seis meses.

EMPRESÁRIOS

Empresários do setor participaram do estudo. Foram identificadas 23.627 empresas relacionadas ao turismo no município, sendo 11.593 delas MEIs (Microempreendedores Individuais) ou micros e pequenos negócios. São mais de 159 mil empregos. “Temos que cada vez mais divulgar a cidade, que está pronta para receber todo tipo de turismo. Temos o rural, que cresceu muito, o esportivo, com o autódromo Ayrton Senna com todos os finais de semana do ano já ocupados com atividades”, afirmou Maria Angela Rocha Ferraz, coordenadora da Governança de Turismo de Londrina.

Os meses assinalados pelo empresariado como de maior movimentação foram janeiro, abril, julho e dezembro. Quase 40% garantiram que o faturamento aumentou. A análise de tendências para a cidade se mostrou favorável, com a reforma e ampliação do aeroporto governador José Richa e a inauguração de resorts em Primeiro de Maio e Bandeirantes.

Escassez de informações e mobilidade urbana são desafios listados

A Sondagem de Mercado do Turismo de Londrina, organizada pelo Sebrae, também listou as barreiras e desafios enfrentados pelos turistas que procuraram Londrina. A principal dificuldade citada foi a escassez de informações turísticas, a mobilidade urbana e a percepção de insegurança em determinados eventos e no centro. Já as lideranças falaram a falta de um grande centro de eventos e a limitação de malha aérea.

Segundo Alex Canzini, presidente do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), a carência de informações está no radar do município e das entidades para ter uma solução. “Terminamos o showcase, que é uma série de informações importantes que a cidade tem. Vamos espalhar isso nos próximos dias pela cidade, para os próprios hotéis, os principais ativos da cidade. Queremos fazer uma parceria com o Sebrae, a secretaria de Estado do Turismo, para que possamos ter mais informações para que o turista saiba onde ir em Londrina”, elencou.

Imagem ilustrativa da imagem Quase 43% dos visitantes procuram Londrina para lazer, negócios e eventos
| Foto: Gabriel Batista Paiva

Canziani lembrou da necessidade de revitalização do centro de eventos, na região sul, que vem sendo pouco explorado nos últimos anos. “Outro espaço que estamos trabalhando é o da própria Sociedade Rural do Paraná, que tem tido muitos eventos. Eles estão com projeto para um novo espaço para eventos. Estamos, inclusive, ajudando e falando com parlamentares para viabilizar recursos.”

A consulta ainda avaliou a percepção dos londrinenses em relação ao município. Apesar de 73,5% expressarem o desejo de ter mais visitantes na cidade, 21,3% não percebem o turismo como uma presença marcante.

LONDRINA TURÍSTICA

Resultado do levantamento destacou o perfil da cidade para atrair pessoas de fora

PERCEPÇÃO DO LONDRINENSE SOBRE O BENEFÍCIO COM O TURISMO

Benefícia a economia da cidade 31%

É bom para a cidade e a região 19%

Não percebe o turismo no município 18%

Cria emprego para as pessoas 17%

Ajuda a preservar e celebrar a cultura 10%

RESPOSTA DOS TURISTAS: POR QUE VISITARAM A CIDADE?

Visita aos familiares ou amigos 20,44%

Lazer, descanso e férias 18,24%

Trabalho e negócios 12,67%

Eventos 11,66%

Estudos, qualificação e capacitação 7,77%

99,63% dos turistas indicariam Londrina para outros visitantes

EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS PARA OS PRÓXIMOS SEIS MESES (NOV/2023 A ABRIL/2024)

50,9% expandir

43,4% manter

3,8% reduzir

1,2% encerrar

FONTE: Sondagem de Mercado do Turismo - Sebrae