Em formato de cones, essa pizza tem massa mais firme para se comer sem que caia o recheio que pode ser salgado ou doce
Em formato de cones, essa pizza tem massa mais firme para se comer sem que caia o recheio que pode ser salgado ou doce | Foto: Fotos:Gina Mardones



Apesar do que muitos pensam, um dos pratos mais consumidos no mundo, a pizza, nasceu no Egito, onde os nativos foram os primeiros a misturar farinha e água. Porém, graças às cruzadas essa ideia chegou a Nápoles, na Itália, e foi aperfeiçoada dando origem a pizza que conhecemos hoje. E por aqui, no Brasil, virou paixão nacional. Segundo pesquisa divulgada pelo instituto ECD Food Service, mais de um milhão de pizzas são consumidas diariamente pelos brasileiros. Prato rápido, qualquer hora é hora para comer uma pizza quentinha saída do forno com o queijo derretendo. Cada região tem sua receita, sendo que a espessura da massa, bem como as bordas recheadas podem variar conforme o lugar. Outro detalhe da pizza brasileira é o vasto leque de opções de recheio, que vão da famosa muçarela até combinações exóticas de frutos do mar, sem falar das opções doces.

E a criatividade não para por aí, ainda que cause alguma estranheza. As tradicionais fatias ganham releituras e se apresentam de diferentes formas também. Já ouviu falar de pizzeta? Pois bem, essa novidade em Londrina, que assemelha-se muito com o modo de fazer o prato árabe "manakeesh", a grosso modo, é uma pizza dobrada ao meio. Mas é muito mais que isso. Quem quiser conhecer de perto, pode ir até o Croque Pizzetas Italianas que oferece oito opções de recheio de pizzeta italiana a valores populares. Servida individualmente, a massa é bem fininha e crocante. "É uma massa um pouco diferente da pizza tradicional, pois não passa pelo processo de fermentação completo. Por isso fica bem fininha e crocante", diz o proprietário Carlos Eduardo Vidigal.

Cada pedaço da pizzeta equivale a dois da pizza tradicional
Cada pedaço da pizzeta equivale a dois da pizza tradicional | Foto: Anderson Coelho



A massa da pizzeta é previamente assada aberta por alguns minutos. "Em seguida, colocamos os ingredientes do recheio escolhido pelo cliente e dobramos ao meio para terminar de assar." Dessa forma, a pizzeta é servida individualmente, cortada em três ou quatro triângulos pequenos. Cada pedaço equivale até duas fatias da forma tradicional. "O legal da pizzeta é que cada um pode escolher o seu sabor e nada impede que as pessoas da mesa experimentem uma das outras. A proposta é que se coma com as mãos mesmo, de maneira bem informal", acrescenta Vidigal. Dentre as opções de recheio estão as tradicionais muçarela, calabresa, portuguesa e tomate seco com rúcula.

Uma sugestão para quem quer apenas beliscar, principalmente durante o happy hour, é pedir a pizzeta cortada em pequenos pedaços. "Como o recheio fica na parte interna e a massa é bem crocante, é uma ótima opção para comer como aperitivo para acompanhar uma cerveja." Desde que abriu, no ano passado, o local tem atraído fanáticos por pizza e curiosos em saber o resultado dessa nova forma de apresentação. E para quem tem intolerância ao glúten, ele adianta que já está fazendo testes de massas com farinhas alternativas para atender a esse público.

A pizzeta tem massa mais fina e pode ser cortada em formato de triângulo ou servida como aperitivo com palitinhos
A pizzeta tem massa mais fina e pode ser cortada em formato de triângulo ou servida como aperitivo com palitinhos | Foto: Anderson Coelho



PIZZA CONE
Apesar de ser um prato rápido, a pizza não é dos pratos mais práticos para se comer andando, muito comum com as comidas de rua. Existem algumas tentativas de uma embalagem, uma espécie de suporte de plástico que serve de base para a pizza. No entanto, por não estar fixa, desastres são comuns de acontecer, como a fatia cair no chão ou o óleo do queijo derramar na roupa entre uma mordida e outra. "Um italiano, vendo que as pessoas dobravam a fatia para conseguir comer enquanto andavam, testou uma nova apresentação, em formato de cone", explica Maicon Pepineli, proprietário do food truck Cone Palace - Pizza Cone Londrina.

Em formato de cone, como se fosse um grande sorvete, a pizza vem com recheio no interior da massa. E sim, é segurando na mão, mordendo pelas beiradas a massa junto com o recheio o jeito de comer. "A massa é um pouco diferente da tradicional, justamente, para que tenha firmeza de manter o recheio. Fica bem crocante." Previamente assada, a massa cone recebe o recheio de escolha do cliente e, depois, vai ao forno de novo. Assim, a pizza está pronta para ser apreciada quentinha.

Quem é vegano, Pepineli dá uma ótima notícia: a massa não leva ovos nem leite na composição. "Em breve vamos oferecer opções de recheio com ingredientes que não tenham origem animal", garante. Enquanto isso, dá para realizar pedidos com ingredientes que sejam permitidos na dieta como legumes e folhas.

Segundo ele, cada cone pesa, em média, 300 gramas, o equivalente a duas fatias, mas com mais recheio que o normal. No cardápio, dois tamanhos: salgadas com 16 cm e doces com 14 cm, sendo 15 opções e oito, respectivamente. "As salgadas são as tradicionais, como frango com catupiry, calabresa, portuguesa, entre outros. Já entre as doces, temos morango com creme de avelã com cacau e brigadeiro. Geralmente, os clientes gostam de comer uma salgada e uma doce de sobremesa", destaca o proprietário que, além de atender em dois pontos fixos na cidade, realiza eventos.