Dez em cada dez nutricionistas sugerem a ingestão de, pelo menos, uma porção de salada (hortaliças e legumes) por dia, de preferência, antes das refeições principais, já que as fibras desses alimentos conferem bastante saciedade. Fonte de fibras, vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do organismo, sobretudo do fluxo intestinal, as saladas, portanto, estão retomando a importância no cardápio diário. Em dias quentes como os que têm feito neste verão, também são ótimas opções, pois contém alto teor de água, hidratando o corpo. Além de ser uma alimentação leve, nutritiva e saudável, as saladas, em geral, contém pouquíssimas calorias. Por isso atraem muita gente em busca de manter a forma ou perder peso. Outra vantagem, exigem pouco tempo de preparo, garantindo praticidade para elaborar um prato muito saboroso.

Esqueça, portanto, aquela imagem da salada sem graça, apenas com alface e tomate. A ideia é transformá-las em verdadeiras refeições completas. Para isso, o prato deve ser composto por folhas diversas (alface, repolho, agrião ou rúcula), pelo menos um tipo de legume colorido (cenoura, beterraba, chuchu, quiabo, vagem), um tipo de leguminosa (feijão, grão de bico ou ervilhas), um tipo de cereal ou tubérculo (massa, arroz integral, crouton de pão integral, batata, inhame ou aipim) e uma proteína (carne, peixe, frango, ovo ou soja). Os dois últimos são opcionais, podendo ser acrescentados ou não, dependendo do tipo de dieta e estilos alimentares de cada um. Aqui vale, então, a regra do "quando mais colorido melhor", para que a ingestão de compostos seja variada.

Para temperar, a sugestão é arrematar com um molho básico, de azeite (no máximo duas colheres de sopa) e limão, rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro. Mas existe uma infinidade de molhos saborosos, inclusive produtos prontos no mercado, que incluem maionese, creme de leite, iogurte e vários condimentos. Por isso, é preciso ficar atento ao teor de gordura desses molhos, que colocam em risco qualquer dieta, e, também, do alto teor de sódio, responsável por favorecer doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

TENDÊNCIA MUNDIAL
De olho naqueles que querem manter o corpo em dia ou aqueles que preferem uma alimentação mais leve e nutritiva, o empresário Otávio Vazzi, depois de ter um empreendimento na linha mais saudável na cidade de Miami, nos Estados Unidos, decidiu investir em Londrina com a Let's Green Salads, Wraps e Smoothies. Trata-se de um restaurante que segue uma tendência mundial de alimentação saudável e rápida. "Nossas saladas vão muito além do alface e tomate. Podem ser considerados pratos principais, pois, além das hortaliças e vegetais, levam uma variedade de queijos, proteínas e sementes", diz.

A salada, disponível em três tamanhos (mini, pequena e grande), é montada pelo cliente de acordo com suas preferências ou tipos já existentes. Numa ficha, é só assinalar a escolha dos ingredientes. A lista começa pelo tipo de folhas, que pode ser rúcula, alface ou mix. Depois, a escolha dos complementos, como queijo branco, tomate, ovo de codorna, palmito, cogumelo, em um total de 27 opções. A quantidade varia conforme o tamanho da salada, três complementos para mini, seis para a pequena e doze para a grande. Já para os ingredientes secos, croutons, cebola crocante, uva passa estão entre as 13 opções. Já para os molhos, sete opções, entre eles, balsâmico de sobremesa e creme de alho defumado. O cliente ainda pode complementar o prato com alguma proteína ou carboidrato com taxa adicional.

Com relação ao tamanho, Vazzi diz que a mini é indicada para uma pessoa como acompanhamento. Já a pequena, pode ser consumida por uma pessoa como refeição completa. A grande é indicada para duas pessoas. A salada montada, segundo ele, também está disponível no pote, nos três tamanhos, para delivery. "Dentro do pote fechado, sem molho, pode ser consumida em até três dias. Muitas pessoas têm comprado para a semana", complementa. Em breve, estará disponível em redes de supermercados da cidade. No local também são servidos smootheis (mistura de frutas, sucos, iogurtes), wrapiocas, omeletes, lanches naturais e massas.

NUTRIÇÃO

Benefícios das hortaliças e legumes

Alface: Nutritiva e pouco calórica, tem vitamina A, B, C e K, além de fibras. Aumenta a sensação de saciedade se consumida em grande quantidade.

Tomate: Rico em licopeno, agente antioxidante e anticancerígeno. Se consumido com azeite, o licopeno é melhor absorvido pelo organismo. O alimento é rico em fibras e, por isso, colabora com a dieta.

Pepino: 95% do pepino é composto de água. Dessa maneira, é um alimento hidratante e pouco calórico. Ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Cenoura: Cheia de vitamina A, ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Deixa a pele mais bonita e também contém fibras, sendo bom para quem quer perder peso e regular o intestino.