O Grupo Folha de Comunicação divulgou esta semana os finalistas da primeira etapa da 3ª edição do Festival Cozinha & Sabor. Os sanduíches Cheeseburger Madero, Taura Béarnaise e Vegas Burger foram os mais votados pelo público no site do evento e continuam na disputa pelo título de Melhor Lanche de Londrina.

Cheeseburger Madero, da rede Madero
Cheeseburger Madero, da rede Madero | Foto: Divulgação


Preparado com hambúrguer de fraldinha, queijo cheddar especial, tomates e alface fresquinhos, maionese artesanal e pão assado na hora, o Cheeseburger Madero se tornou o carro-chefe da rede de restaurantes que atua na cidade desde 2012. O diretor de marketing da rede Madero, Leandro Lorca, destacou alguns diferenciais do sanduíche, como a utilização de ingredientes frescos, sem adição de conservantes. A qualidade do hambúrguer, que é feito com um mix de fraldinha com apenas 15% de gordura, grelhado e o pão artesanal e assado na hora também foram apontados como pontos fortes do lanche.

Taura Béarnaise, da Taura Hamburgueria
Taura Béarnaise, da Taura Hamburgueria | Foto: Luiz de Paula/Divulgação


Já o Taura Béarnaise foi criado pela Taura Hamburgueria com o objetivo de oferecer ao público o verdadeiro sabor de churrasco traduzido em forma de sanduíche. Sócio-proprietário do estabelecimento, Cláudio Lazier afirmou que os consumidores sentem logo na primeira mordida o sabor idêntico ao do churrasco porque o hambúrguer artesanal de angus de 180 gramas usado no lanche é assado na brasa juntamente com o queijo mussarela também derretido na braseira, ao contrário de outros lanches que são assados no fogo a gás. Outras características do sanduíche são o molho béarnaise, produzido com gema de ovos, manteiga de qualidade e estragão, uma especiaria francesa.

Vegas Salada Bacon, do Vegas Burger
Vegas Salada Bacon, do Vegas Burger | Foto: Luiz de Paula/Divulgação


Antes de conquistar o público do Festival Cozinha & Sabor, o Vegas Salada Bacon já era um dos carros-chefe da Vegas Burger. O proprietário do estabelecimento, Petterson Aquino, enfatizou que o sucesso do sanduíche se deve ao hambúrguer artesanal preparado com um blend de carnes de angus grelhado no charbroiler, o que o deixa muito suculento. Segundo ele, o bacon defumado fatiado crocante também dá um sabor único ao lanche que também leva queijo cheddar duplo, alface, tomate, cebola roxa, maionese especial e molho vegas, receita exclusiva da casa.

O Festival Cozinha & Sabor foi divido em quatro categorias. Nos próximos meses serão abertas as votações para a escolha dos melhores pratos de "Comida de Boteco"; "Restaurantes"; "Doces e Sobremesas". Ao fim de cada etapa do concurso, assinantes FOLHA receberão via newsletter antecipadamente quem são os três finalistas de cada categoria.

O vencedor de cada categoria será escolhido no mês de novembro por três jurados que terão a missão de apontar os melhores entre os três finalistas de cada etapa do concurso. Na ocasião, também será divulgado o vencedor do concurso Garçom Nota 10, eleito por voto popular. Após a eleição dos vencedores, a FOLHA publicará Guia Gastronômico em formato de revista. A publicação reunirá matérias publicadas durante o festival.