Nhoque de cabotiá: prato fica mais leve devido ao uso de uma variedade de abóbora menos calórica
Nhoque de cabotiá: prato fica mais leve devido ao uso de uma variedade de abóbora menos calórica | Foto: Shutterstock



Uma receita inusitada de nhoque de abóbora acabou ganhando os holofotes do País na semana passada após a atriz Thaís Araújo se recusar a degustar a receita preparada pela apresentadora Ana Maria Braga no programa Mais Você, exibido pela Rede Globo. Polêmicas à parte, a versão "abrasileirada" do prato italiano tem arrancado elogios e pedidos de bis de quem tem a oportunidade de prová-la e, ao contrário da artista, não tem restrições quanto à nossa famosa cabotiá.
Uma das receitas mais famosas do mundo, o nhoque foi criado na Itália ainda no século 17. De acordo com historiadores, o prato seria fruto da criatividade das mammas italianas para contornar a escassez de ingredientes causada pela guerra que o País enfrentava. Com a crise financeira, as famílias mais pobres precisaram dar um jeito de aproveitar o pão velho nas refeições diárias. Dessa forma, a massa do pão era modelada em cilindros e cortada em toquinhos, que depois eram cozidos em água ou em um caldo de vegetais e ossos de galinha. A batata foi a última a entrar na história, pois chegou à Europa apenas no século 18. Com o passar do tempo, até os ricos copiaram a ideia.

Ao ganhar o mundo, o nhoque acabou ganhando versões menos tradicionais. É o caso da versão que no lugar da batata leva cabotiá, troca aprovada por nutricionistas que destacam que além de ser menos calórica a abóbora é mais rica em nutrientes. Culinarista também salientam características positivas da abóbora no preparo de diversos pratos, entre eles, o nhoque. O fato dela virar um purê logo após ser assada é um deles. A dica, de acordo com especialistas, é utilizar a cabotiá assada ao invés de cozida devido à possibilidade de, durante o cozimento, a abóbora acabar ficando muito aguada por absorver líquido.

Em média, a abóbora costuma demorar cerca de 40 a 50 minutos no forno até ficar assada a ponto de poder ser descascada facilmente. Para garantir um nhoque macio e leve, a abóbora mais indicada é a japonesa, também conhecida como cabotiá, que por ser mais seca retém pouca água, exigindo menos adição de farinha para obter uma massa firme e lisa. Outros ingredientes que podem ser usados na preparação do prato são fubá, fécula de batata, azeite de oliva e pimenta do reino.

Nhoque de abóbora
Ingredientes1 kg de abóbora sergipana descascada, sem sementes e cortada em cubos médiosSal a gosto1 gema½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino (50 g)1 xícara (chá rasa) de farinha de trigo (100 g)Sal e pimenta-do-reino moída a gostoMolho de queijo parmesão2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (500 ml)1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino (150 g)Alecrim picado e pimenta-do-reino moída a gostoNhoqueModo de preparoNuma assadeira untada com azeite coloque 1 kg de abóbora descascada, sem sementes e cortada em cubos médios, tempere com um pouco de sal e leve ao forno pré-aquecido a 250 ºC por 30 minutos ou até a abóbora ficar macia. Retire os cubos de abóbora do forno e amasse com uma colher. Depois transfira a abóbora amassada para um pano limpo e esprema o excesso de água (não precisa espremer demais), coloque numa tigela e deixe na geladeira para esfriar. Depois do purê esfriar junte 1 gema, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino, 1 xícara (chá rasa) de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e misture bem até ficar uma massa lisa. Numa superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo coloque um pouco da massa, polvilhe mais farinha de trigo e delicadamente faça rolinhos com as mãos, polvilhando mais farinha de trigo se necessário. Corte os nhoques com uma faca ou espátula e reserve. Vá fazendo os rolinhos e cortando os nhoques com o restante da massa. Coloque os nhoques numa panela grande e com água fervente, quando subirem retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com água fria. Depois escorra os nhoques numa peneira e vá arrumando numa assadeira com 1 fio de azeite e reserve. Na hora de servir misture os nhoques cozidos no molho quente, deixe engrossar e sirva.MolhoNuma panela, em fogo médio, aqueça 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco. Quando estiver quase fervendo junte 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino, alecrim picado e pimenta-do-reino moída a gosto e mexa sempre até encorpar um pouco. *Fonte: anamariabraga.globo.com