VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Cozinha & Sabor
14/04/2017

Bacalhau. Que sacrifício!

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Nos dias finais da quaresma, meu pai sempre trazia um belo bacalhau. Peixe grande, três a quatro kg, inteiro, salgado e com seu cheiro característico.

Alimento rústico, pescado, salgado e seco ao sol em clima frio, vinha de navio e caminhão desde outros continentes, percorrendo milhares de quilômetros, até se deparar com as mãos técnicas e habilidosas de minhas matriarcas.

A princípio, feio de se ver: muito seco, contorcido, esparramando sal por todos os lados e difícil de ser pré-preparado.

Mas com paciência e sapiência as etapas aconteciam.

Assim era cortado, dessalgado, hidratado e aferventado, estando pronto para receber os mais diversos ingredientes.

O azeite, dourado e perfumado, as batatas finamente descascadas, belos dentes de alho, cebolas em largas rodelas, muita salsinha e azeitoninhas pretas e brilhantes, ovos cozidos cortados ao meio completavam a montagem num belo refratário transparente e de borda alta que seguia ao forno previamente aquecido.

O tempo passava devagar, o bouquet inconfundível se espalhava por toda a casa, chegando ao portão da frente e atingindo a vizinhança.

E quando parecia que não dava mais para aguentar, a mesa posta. Chegava o artista, o verdadeiro prato principal. Viajou o mundo e ali naquela hora cumpria a sua missão final de nos fazer confortáveis e felizes.

Obrigado, Jesus, que, no dia da sua "Paixão", nos presenteia com este alimento maravilhoso.

RECEITA

Divulgação
Divulgação

Ingredientes
2 kg de lombo de bacalhau dessalgado em pedaços
8 batatas cortadas ao meio
6 cebolas em fatias grossas
10 dentes de alho inteiros
30 azeitoninhas pretas
6 ovos cozidos cortados ao meio
500 ml de azeite de oliva

Modo de preparo
Em uma panela, ferva dois litros de água. Coloque o bacalhau na água fervente até que comecem a aparecer as divisões das lascas. Retire os pedaços cuidadosamente e vá arrumando em um refratário com o azeite. Na mesma água, cozinhe as batatas, as cebolas e o alho. Arrume tudo com o bacalhau no refratário. Arrume os ovos e as azeitonas no refratário. Coloque um pouco mais de azeite sobre os ovos. Leve ao forno aquecido por 15 minutos. Salpique com salsinha e sirva em seguida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
CONTINUE LENDO

Tilápia faz bonito na mesa

Com preço mais em conta que o bacalhau,o peixe de água doce é uma boa alternativa para as confraternizações da Semana Santa

Assine a Folha de Londrina
EDITORIAS
PolíticaGeralMundoCidadesEconomiaEsporteFolha 2OpiniãoFolha MaisEleições 2016Índice de Notícias
SEÇÕES
ChargeColunistasIndicadoresTempoHoróscopoEdição DigitalGaleria de FotosClassificadosCadernos EspeciaisPromoçõesLoteriasVídeos
SEMANAIS
Folha GenteCarro & CiaImobiliária & CiaSaúdeEmpregos & ConcursosFolha CidadaniaNorte PioneiroMercado DigitalFolha RuralEspecialCozinha & Sabor
CLASSIFICADOS
VrumLugar CertoFolha ClassificadosDiversos
SERVIÇOS
ComercialArquivoCapa do ImpressoExpedienteFale ConoscoClube do AssinanteAviso LegalPolítica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoQuem SomosGuia GastronômicoAssine Já!
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados