A secretaria municipal de Obras e Pavimentação iniciou a construção de mais trechos de ciclovias na região do Lago Igapó, em Londrina. Localizadas entre as ruas Adhemar Pereira de Barros e Bento Munhoz da Rocha Neto, e entre as ruas Monte Castelo e Rua João XXIII, as estruturas foram projetadas pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina. Ambas fazem parte do Ciclo Circuito Parque Igapó, cuja extensão é de 18 km.

Com início na Rua Lima, um dos trechos percorrerá a Rua Bento Munhoz da Rocha Neto até a Avenida Higienópolis, sendo integrado às estruturas cicloviárias já existentes.

Já a ciclovia na Rua Monte Castelo irá margear o Vale da Água Fresca até a Rua Humaitá e, na sequência, passa pelas ruas Pensilvânia, Raja Gabaglia e Malba Tahan. Após atravessar a Rua Goiás, o percurso retomará a Rua Raja Gabaglia, indo até as ruas Pedro Couto, José Oiticica e João XXIII. Em seguida, passará pela Rua Benjamin Constant, integrando-se à ciclovia existente na Rua Paranaguá.

Realizadas pela Gasparine Engenharia Civil, contratada através de licitação, as obras tiveram início em março, e têm prazo de conclusão de 120 dias. No total, o investimento feito pela Prefeitura nessas intervenções é de R$ 614.900,00.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou que com essas obras, haverá a interligação de diversas ciclovias já existentes. “Londrina tem muitos praticantes de ciclismo. Eles não são somente pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, mas também cidadãos que pedalam por esporte, lazer e para melhorar a saúde. Por esse motivo, o Ippul e a Secretaria de Obras, tendo consultado alguns grupos de ciclistas da cidade, projetaram um circuito urbano que vai passar pelos lagos e em alguns dos locais mais bonitos de Londrina”, disse.

LEIA TAMBÉM:

= Obra da Delegacia Cidadã de Londrina deve ficar pronta em maio

= Dois meses após publicação do edital, obra da UPA Sol segue sem desfecho

CIRCUITOS EM CINCO PARQUES

Conforme a gerente de Projetos de Sinalização Viária e Controle de Tráfego do Ippul, Cristiane Biazzono, o órgão planeja implantar circuitos cicloviários nos cinco parques lineares de Londrina: Cambezinho/Igapó, Cafezal, Lindoia, Jacutinga e Limoeiro.

“Buscamos nos aproximar da comunidade para discutir essas iniciativas, em especial das associações de cicloativistas, durante os encontros em que foi debatido o Plano de Mobilidade Urbana de Londrina. Essas ações começaram a ser desenvolvidas em junho de 2021, e as discussões foram concluídas em agosto de 2023. Atualmente, estamos trabalhando no Ciclo Circuito Parque Igapó, que tem 18 km de extensão. E, futuramente, vamos elaborar também os projetos referentes aos outros parques lineares”, detalhou.

Imagem ilustrativa da imagem Região do Lago Igapó terá mais trechos de ciclovias
| Foto: Roberto Custódio

REDE DE 68 KM

Segundo o diretor de Projetos do Ippul, Robson Shimizu, Londrina conta com uma rede cicloviária de 68 km de extensão, sendo que a meta é atingir a marca de 300 km.

“Porém, um dos problemas é que essa quilometragem não é contínua, e a rede cicloviária inclui diversos trechos desconectados. O Ciclo Circuito Parque Igapó será o primeiro circuito completo da cidade, propiciando segurança e praticidade para os ciclistas”, disse.

Shimizu apontou, ainda, que o Município pretende implementar conexões entre outras ciclovias já existentes em Londrina. “Uma dessas obras será a conexão da ciclovia da Avenida Leste-Oeste com novas ciclovias nas avenidas dos Pioneiros e das Laranjeiras. Dessa forma, a extensão do percurso atual dessa região passará de 6 km para mais de 10 km. Já na Avenida Saul Elkind, pretendemos ampliar a ciclovia existente de 8 km para cerca de 20 km, chegando até a Estrada da Perobinha", explicou.

"Futuramente, também vamos ligar a ciclovia da Avenida Francisco Gabriel Arruda, que atualmente chega quase até o Terminal Ouro Verde, à Avenida Leste-Oeste, através da Winston Churchill, Brasília e Castelo Branco. Quando completo, esse trajeto terá 24 km”, pontuou.

(Com informações do N.Com)