A listagem dos campeões é feita anualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base na Pesquisa da Pecuária Municipal. A última lista divulgada foi realizada a partir dos dados de 2022, publicada no segundo semestre de 2023.

Na semana passada, a FOLHA mostrou um Raio X de Toledo, campeã em rebanho de suínos, e Castro, líder na produção de leite. Nesta edição, a reportagem mostra Nova Aurora, Top 1 na criação de peixes, e Arapoti, primeira da lista em mel.

NOVA AURORA

A produção de peixes em Nova Aurora, município com pouco mais de 10 mil habitantes da Região Metropolitana de Cascavel, cresceu 20% em um ano, entre 2021 e 2022. É o que mostrou a Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o levantamento, o volume produzido de peixes subiu de 20,1 mil toneladas em 2021 para 24,4 mil toneladas em 2022.

Em 2022, a tilápia (carro-chefe na produção de peixes) registrou um VBP (Valor Bruto da Produção) superior a R$ 185 milhões, a riqueza produzida com a atividade, de acordo com relatório do Deral (Departamento de Economia Rural).

Luiz Cezar Garcia, secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Meio Ambiente, considera que a posição número 1 no ranking da produção de peixes em Nova Aurora pode ser explicada pelo fato de a Copacol possuir um frigorífico de peixes que abate cerca de 150 mil tilápias por dia no município.

Em 2008, a cooperativa investiu em um dos maiores complexos industriais de peixes do país e com o maior volume de abate de tilápia da América do Sul – além da unidade de Nova Aurora (a com maior volume de abates), a unidade de Toledo conta com capacidade de abate de 40 mil tilápias/dia.

“Somente integrados da Copacol, o município de Nova Aurora conta hoje com 88 integrados”, destaca o secretário.

TILÁPIAS PARA EXPORTAÇÃO

As tilápias produzidas são comercializadas no Brasil e também exportadas. Entre alguns destinos estão Estados Unidos, Canadá, México, Iraque, Tailândia, Líbia e algumas ilhas do Caribe.

“A tilápia é de grande importância para o município e região, sendo que a Copacol é a maior empresa do ramo, gerando 1.015 empregos diretos no município”, destaca Garcia.

Sobre o apoio aos produtores de tilápia, o secretário destaca que a prefeitura atua na logística, fazendo as melhorias nas principais vias providenciando cascalho e asfalto. “Com isso é permitido melhorar a acessibilidade dos produtores”, conclui.

FAVORÁVEL

Thiago Voss cria tilápia em Nova Aurora há mais de 15 anos. Começou na atividade para diversificar a produção na propriedade, com o objetivo maior de aumentar a fonte de renda – hoje ele também se dedica à avicultura.

Thiago Voss comenta sobre o alto custo de produção da tilápia: "um dos maiores desafios"
Thiago Voss comenta sobre o alto custo de produção da tilápia: "um dos maiores desafios" | Foto: Arquivo pessoal

Em 2023, ele incrementou a produção em quase 60%, alcançando 709 toneladas comercializadas – o volume totalizou 450 toneladas em 2022.

Voss é integrado da Copacol, sendo que a cooperativa fornece os insumos. “Eu, como produtor, faço a engorda da tilápia que prossegue para a comercialização, tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo”, detalha.

Ele reforça que o bom manejo da água dos tanques, a boa genética e a nutrição adequada das espécies visam alcançar o máximo de desempenho em quantidade e qualidade.

MENOS RECURSOS NATURAIS AQUÁTICOS

“Houve grande evolução em relação ao uso de recursos naturais. Atualmente, comparando-se a quatro anos atrás, diminuímos em 87% o uso de renovação de água nos tanques, impactando menos os recursos naturais aquáticos. Isso foi possível porque aumentamos a alcalinidade e a oxigenação da água”, explica.

Hoje, o alto custo de produção é um dos maiores desafios. “Isso dificulta a rentabilidade final da atividade. Hoje nossa rentabilidade gira em torno de 40%, mas há expectativas de melhoria devido ao fato de o mercado estar favorável.”

Na propriedade atuam mão de obra familiar e mais três colaboradores. “Temos o auxílio de tecnologias para o monitoramento da qualidade da água e o monitoramento remoto, além de alarmes dispostos nos painéis de controle dos aeradores”, conclui.

NACIONAL

A pesquisa do IBGE atesta que a produção nacional de peixes atingiu novo recorde em 2022, de 617,3 mil toneladas.

Segundo o instituto, a atividade segue em franca ascensão no País, com destaque para a produção de tilápia, que representou 66,1% do total de peixes produzidos no ano em que a pesquisa foi realizada.

O valor de produção total também apresentou aumento (16,4%), chegando a R$ 5,7 bilhões. O Paraná, maior produtor de peixes, respondeu por 27,1% da produção nacional e 75,7% da Região Sul.