O InovaMeat Toledo, maior evento de inovação na proteína animal do Paraná, chega à sua terceira edição com novidades e debates sobre os temas mais relevantes para os setores de suínos, aves, peixes e pecuária leiteira. Essas cadeias produtivas são essenciais para o agronegócio e enfrentam desafios, inovações e tecnologias que impactam o desenvolvimento do setor.

Trazer uma compreensão sobre Data Lake, Big Data, IA (Inteligência Artificial) e monitoramento em tempo real e seus ganhos para a suinocultura. Esse é o conteúdo que o médico-veterinário e mestre em Ciência Animal, Marcino Pereira Júnior, vai apresentar no evento durante a palestra sobre a suinocultura nos tempos da IA.

Segundo Pereira Júnior, a Inteligência Artificial tem efeitos práticos na vida de todos nós, e a unificação de informação, tratamento de dados e tomada de decisão são importantes para a evolução constante de qualquer atividade dinâmica, assim como a suinocultura.

O palestrante Marcino Pereira Júnior abordará como a Inteligência Artificial pode ajudar a suinocultura
O palestrante Marcino Pereira Júnior abordará como a Inteligência Artificial pode ajudar a suinocultura | Foto: Arquivo pessoal

“Explorar informações e trazer entendimento e decisões em tempo real em uma gestão que opera mais de 1.000 eventos diários é importantíssimo para a rentabilidade do negócio. Não apenas cadastrar, mas ter velocidade, segurança e retorno das informações é imprescindível. A IA vem para nos auxiliar nessa tarefa tão complexa”, afirma Pereira Júnior, que é gerente de Serviços Técnicos – Suínos, da De Heus Nutrição Animal.

SORVETE

Quando se fala em sorvete, já vem à cabeça sabores como chocolate, morango, entre outros. No InovaMeat, os visitantes poderão experimentar e adquirir um sorvete em que as proteínas da carne de frango fazem parte dos ingredientes.

Sorvete de carne de frango: "para pessoas que necessitam de uma ingestão diferente de proteínas"
Sorvete de carne de frango: "para pessoas que necessitam de uma ingestão diferente de proteínas" | Foto: Divulgação

A expositora Ana Maria da Silva, de Marechal Cândido Rondon (PR), relembra que a ideia de produzir esse sorvete surgiu ano passado, com base no sorvete com proteínas de tilápias apresentado nas duas edições anteriores do evento.

Os sorvetes são tipo massa. Com relação aos ingredientes que vão na receita, Ana Maria faz mistério. “É um tipo de sorvete bem leve, um alimento saudável desenvolvido para pessoas que necessitam de uma ingestão diferente de proteínas”, explica.

Sobre a exposição do sorvete de carne no InovaMeat, Ana Maria destaca a importância do evento.

“O InovaMeat é um evento voltado para as inovações no processamento de carnes, então é um espaço ideal para a exposição. Somos da região oeste do Paraná, e para nós é muito importante ter a oportunidade de ter essa vitrine maravilhosa para apresentar nossos trabalhos”, conclui.

O EVENTO

Com entrada gratuita, o InovaMeat Toledo será realizado entre os dias 1 e 3 de abril em Toledo, no Oeste do Estado, reunindo especialistas, produtores rurais, expositores, empresas do setor e profissionais do agronegócio.

A ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fará a palestra de abertura no primeiro dia do evento.

Uma das palestras mais esperadas do evento é a de Gil Giardelli, um especialista em cultura digital, inovação e transformação digital. Ele vai apresentar um robô que interage com o público e mostra as possibilidades da inteligência artificial.

Outra atração é a Carreta Agro Pelo Brasil, uma iniciativa do Sistema CNA/Senar que leva tecnologia e inovação aos eventos do agronegócio.

Os visitantes poderão conhecer as novidades do setor e participar de oficinas e demonstrações.

PALESTRAS

Palestras técnicas serão ministradas por especialistas que abordarão temas como tecnologia, sustentabilidade, transição energética, sanidade, bem-estar animal, a produção para pequenas propriedades, a conectividade no campo, entre outros.

“A conectividade no campo é a base para atrair e manter os jovens no setor agrícola, garantindo a relevância e sustentabilidade das atividades no futuro”, afirma Diego Bonaldo, secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo e membro da comissão organizadora.

O secretário destaca também a importância da produção de biometano e energia a partir dos resíduos gerados pela suinocultura e avicultura, demonstrando o potencial tecnológico para enfrentar os desafios ambientais e energéticos do setor.

“Esses são aspectos fundamentais para a inovação e a competitividade do setor. Vamos discutir um novo conceito de produção de proteína animal, que atenda às demandas dos consumidores e dos mercados internacionais", afirma. A expectativa dos organizadores é receber 2 mil visitantes durante os três dias.

Segundo o secretário, Toledo tem se destacado como um polo tecnológico nessa área, investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento. “A região oeste do Paraná está se consolidando como um centro de excelência na produção de carne, leite e derivados, impulsionando a economia local e contribuindo para o avanço do setor agropecuário”.

O evento tem a realização do Sindicato Rural de Toledo e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o apoio da prefeitura de Toledo e de diversas entidades e instituições de pesquisa.

NO TOPO

A escolha de Toledo para ser sede do InovaMeat tem sua razão. O município se posiciona, por dez anos consecutivos, na liderança do ranking paranaense do VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária), a soma do faturamento das propriedades rurais instaladas no município.

Em 2022, o VBP do município alcançou quase R$ 4,3 bilhões em riquezas, impulsionado pelos suínos para corte (30,3% de participação), frango de corte (22,5%) e milho 2ª safra (11,7% de participação). Isso significa que as proteínas animais contribuem diretamente com mais de 50% do VBP no município.

SERVIÇO

O InovaMeat Toledo será realizado de 1 a 3 de abril, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo (PR).

As inscrições são gratuitas. Para conferir a programação completa e se inscrever gratuitamente, basta acessar inovameat.com.br/inscricao.