O Paraná é o estado brasileiro com o maior número de produtores orgânicos. Dentro desse contexto, será realizada no dia 27 de outubro, em Bandeirantes, no Norte Pioneiro, a terceira edição do Dia de Campo Orgânico, evento com o principal objetivo de impulsionar a atividade.

A programação conta com espaços distintos. Haverá estações de cultivos orgânicos de hortaliças a céu aberto e em estufas, além de implementos para a agricultura familiar.

Empresas públicas, privadas e startups de inovação, serviços financeiros, fabricantes de maquinários, empresas de energia renovável, de comercialização de alimentos orgânicos, além de fornecedoras de insumos biológicos para agricultura orgânica também estarão presentes.

FEIRA POPULAR

A programação conta ainda com uma feira popular de alimentos orgânicos e praça de alimentação. Por fim, serão realizados o Encontro de Entidades da Agricultura Familiar Fornecedoras de Alimentação Escolar e o Seminário de Mulheres da Agroecologia do Norte Pioneiro.

O evento é destinado a agricultores, profissionais de extensão rural de órgãos públicos, privados ou do terceiro setor, além de pesquisadores, professores, estudantes e consumidores.

Rogério Barbosa Macedo, um dos coordenadores do evento, lembra que o Dia de Campo não foca apenas a olericultura (cultivo de hortaliças). “Teremos empresas que atuam na área de grãos orgânicos, produção de ovos orgânicos, entre outros”, detalha.

EXPECTATIVA

Produtor de orgânicos em São Jerônimo da Serra, Norte do Paraná, Aparecido de Almeida está na expectativa para participar do evento neste ano.

“Sempre estou presente, porque é uma oportunidade de coletar a maior parte de informações a respeito da produção. Há troca de ideias com companheiros sobre o dia a dia do trabalho, além da aprendizagem com técnicos por meio das palestras e oficinas. Todo esse conhecimento eu procuro aplicar na minha propriedade”, afirma.

O interesse pelo cultivo de orgânicos vem há cerca de 20 anos, desde quando Almeida entrou em contato com técnicos, na época, da extinta Emater (hoje IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural).

Desde então, o produtor começou a participar de Dias de Campo para conhecer produções orgânicas em outros municípios do Estado.

Aparecido Almeida relembra que, antes de optar pela cultura orgânica, trabalhava com muitos produtos químicos.

“Eu queria ter uma vida livre de produtos químicos e na época não tinha tanto mercado como tem hoje. Desde que comecei a trabalhar com orgânicos, ninguém mais da minha família teve problema de saúde por causa dos agrotóxicos. Nossa qualidade de vida e nossa condição financeira melhoraram. Também me livrei dos atravessadores”, enumera.

INÍCIO

A produção de orgânicos propriamente dita começou em sua propriedade há cerca de seis anos, em 2017. Em meados de 2018, já veio a certificação da Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná).

Hoje a produção de orgânicos em sua propriedade é variada, com mão de obra 100% familiar. As principais culturas são tomate, pepino e vagem – Aparecido também cultiva berinjela e abobrinha, além de manter uma modesta produção de mel.

A maioria dos produtos é vendida para a empresa de orgânicos Solo Vivo, de Ibiúna (SP), e parte da produção é comercializada para a Coaf (Cooperativa da Agricultura Familiar) de São Jerônimo da Serra.

SERVIÇO

As inscrições online para o Dia de Campo são apenas para estudantes, por conta da emissão de certificados. O evento é gratuito para todos. Mais informações podem ser obtidas no IDR de Cornélio Procópio – (43) 3520-3200, ou pelo Instagram: @neat.uenp.

O Dia de Campo é promovido pelo Neat (Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios) da Uenp/Campus Luiz Meneghel e pelo Escritório Regional de Cornélio Procópio do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

Topo do ranking

Dados do Ministério da Agricultura mostram que o Paraná conta atualmente com 3.834 produtores orgânicos, posicionando-se como o primeiro no ranking nacional. Na sequência vem Rio Grande do Sul, com 3.524 agricultores certificados.

Apesar de o território paranaense estar no topo, Rogério Macedo destaca que ainda é preciso a evolução da assistência técnica e da extensão rural voltadas a esse público, a partir de um trabalho que integre tecnologias de produção, processamento e mercado.

“Além disso, é fundamental um trabalho voltado à facilitação do acesso da agricultura familiar a maquinários e implementos que reduzam a penosidade do trabalho e aumentem a produtividade”, complementa Macedo, que também é coordenador do Neat e do programa Paraná Mais Orgânico no Norte Pioneiro.

ASSISTÊNCIA

O primeiro passo do produtor que deseja apostar em orgânicos é buscar assistência nos escritórios locais do IDR-PR.

“Depois disso, a equipe do programa Paraná Mais Orgânico mais próxima pode ser acionada para atuar com o produtor, provendo uma complementação de assistência técnica agroecológica, a capacitação sobre os requisitos para a certificação, a inspeção e a auditoria. Todos esses serviços são gratuitos”, conclui.