A Associação de Arte e Cultura de Londrina (CORRE), anuncia o retorno do projeto "Festa é Cultura", que resgata a tradição das festas rurais nos distritos de Londrina. No ano passado, o projeto aconteceu nos distritos da Warta, Maravilha e Irerê com recorde de público em todas as edições, e neste primeiro semestre, os contemplados serão os distritos de Paiquerê (09 e 10 de março), São Luiz (20 e 21 de abril) e Guaravera (11 e 12 de maio).

Para Paiquerê a festa irá contar com barracas com comidas típicas, shows e atrações gratuitas e variadas para toda a família. O evento acontece em frente à praça da igreja matriz, no sabado e domingo. Neste ano as festas nos distritos rurais de Londrina contam com duas novidades:o Festival Sertanejo e o Concurso de Culinária "Sabores dos Distritos de Londrina".

A primeira será o Festival Sertanejo Teodoro e Sampaio que irá premiar com uma gravação musical em estúdio profissional o artista ganhador do festival. Serão 3 etapas e a primeira acontece no sábado dia 09 às 16h30. No palco, artistas amadores irão se apresentar e 3 serão escolhidos para a final que acontecerá na festa de Guaravera. O concurso é aberto para moradores de Londrina e também dos distritos.

Já o Concurso de Culinária "Sabores dos Distritos de Londrina", irá reviver por meio da gastronomia as receitas de família. Cada distrito terá uma competição diferente e nesta etapa o tema será livre. Os moradores irão escolher o prato oficial do distrito por meio de votação popular nas redes sociais. O ganhador levará para casa um curso de culinária oferecido pela Menu Escola de Gastronomia. Podem participar moradores dos distritos de Londrina, acima de 16 anos de idade.

Além dessas novidades a festa conta ainda com shows, e a grade deste ano traz a dupla Pedro e Paraná destaque nas rádios e shows pelo Brasil com a canção "No Cabaré" e também a cantora revelação Bárbara Ferrari. No sábado cantam ainda o príncipe do pagode Allan Oliveira com um show super animado e com canções para fazer todos dançarem, e ainda, Henrique Ribeiro, artista da comunidade que irá abrir o concurso de talentos.

No domingo, o almoço será ao som do "Q'Entoa" formado por Márcio Alves, Jack e Simão violeiro trazendo os clássicos da música sertaneja. As apresentações seguem por todo o dia com o Coro Voz Viva, matinê infantil com o DJ Edu Braçaroto, Rian e Ramon, Fabiano Assis e o cantor Jivan Junior dono dos hits "Turbina/Som Torando" e "Carducéu".

O tradicional almoço rural no domingo terá no cardápio arroz branco, feijão, creme de milho, polenta frita, frango grelhado, costelinha de porco e farofa de banana e será do tipo self-service.

O convite do almoço pode ser adquirido pelo custo de R$45, crianças de 5 a 9 anos pagam meia.

Para a compra dos ingressos a associação disponibilizou um número de WhatsApp exclusivo para as vendas: (43) 98452-9804. O almoço será servido das 11h30 às 14h. Todo o lucro do almoço será destinado à creche do distrito.

"Estamos felizes em poder retomar o projeto agora abraçando outros distritos. Tivemos no ano passado um recorde de público em toda a festa, almoço rural com ingressos esgotados e também barraqueiros com recorde de vendas, algo nunca visto. Retomar as festas rurais e poder ampliar a festa com novidades é maravilhoso", relata a coordenadora do Corre

Cultura e responsável pelas festas Rose Andreia Castanho.

Para que a festa nos distritos aconteça Codel, secretaria de agricultura, polícias civil e militar também trabalham em conjunto com a associação assim como o apoio dos líderes dos distritos e toda a população da comunidade..

"Sem toda essa mobilização e essas pessoas que nos apoiam não seria possível realizar metade dessa festa. E lindo poder ver as famílias curtindo, as crianças brincando e dar a oportunidade dessas famílias terem renda e de resgatar a cultura das festas rurais, que são tão importantes", destacou Rose.

O projeto Festa é Cultura tem o patrocínio master da Secretaria de Cultura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), patrocínio da Itaipu Binacional e Prefeitura de Londrina, apoio da London Music Gerenciamento Artístico, Codel e Rádio Clube assim como nas edições anteriores, além dos parceiros Menu Escola de Gastronomia, Xucro Mania e Mixer Instrumentos nos concursos.

Para acompanhar a programação completa da festa, cronograma de apresentações e também das atrações e horário de funcionamento das barracas, siga o perfil oficial no

Instagram @festaecultura.

SERVIÇO

1ª Festa Rural do Distrito de Paiquerê

Data: 09 e 10 de Março - Sábado e Domingo

Local: Praça da igreja matriz do distrito de Paiquerê

O que teremos: praça de alimentação, shows gratuitos, almoço rural e Festival de Música

"Teodoro & Sampaio" e "Concurso de Culinária" que irá escolher o prato do distrito.

Programação de Sábado:

15h30 - Henrique Ribeiro

16h30 - 1° Festival de música Sertaneja "Teodoro & Sampaio"

18h30 - Abertura oficial da festa com autoridades presentes

19h - Allan Oliveira

20h15 - Bárbara Ferrari

21h30 - Pedro e Paraná

Programação de Domingo:

9h - 1° Concurso de Culinária "Sabores dos Distritos de Londrina"

11h30 - Almoço Rural com música ao vivo

14h - Coro Voz Viva

14h30 - Matinê Infantil com DJ Edu Braçaroto

15h30 - Palco Aberto

16h - Jivan Junior

17h - Rian e Ramon

18h - Palco Aberto

19h - Fabiano de Assis

Almoço Rural

Cardápio: Arroz branco, feijão, creme de milho, polenta frita, frango grelhado, costelinha de porco e farofa de banana.

Horário do almoço: 11h30 às 14h

Local: Em frente à Igreja Matriz do Distrito

Convites: R$45

Entre em contato para mais informações e aquisição dos convites: (43) 98452-9804

Crianças de 5 a 9 anos pagam meia.

Bebidas vendidas separadamente.

Toda a renda será revertida para a manutenção da creche do Distrito de Paiquerê.