Em reportagem recente sobre o prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná, a FOLHA usou o termo “parnanguara” no seu título. Alguns leitores estranharam a palavra, achando que se tratava de erro de digitação. Parnanguara, porém, é o gentílico para os nascidos na mais antiga cidade do Paraná. Representantes da cultura caiçara do estado, eles se orgulham em ser PARNANGUARAS.

O município é o 13º mais populoso do Paraná, com 145.829 habitantes, é também o mais importante do litoral paranaense. Tem sua economia fortemente baseada no Porto de Paranaguá, considerado o mais eficiente do Brasil e referência na exportação dos produtos do agronegócio brasileiro.

Imagem ilustrativa da imagem Parnanguara, sim: saiba o que fazer em Paranaguá
| Foto: Rodrigo Félix Leal/SEIL

A história oficial de Paranaguá começa com sua fundação em 1648, mas o município conserva uma rica história das tradições indígenas e do misterioso povo do Sambaqui, que habitou este litoral há milhares de anos, de quem a ciência ainda tem poucas informações.

Além da sede do município, Paranaguá também abrange diversas ilhas do nosso litoral, inclusive a mais famosa e visitada delas: a Ilha do Mel. O atrativo turístico que conta com a Gruta de Encantadas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas é também território parnanguara.

Recentemente, a cidade entrou na rota dos navios de cruzeiro. Para a temporada 2024, a estimativa é que 40 mil turistas passem por Paranaguá, injetando R$ 20 milhões na economia local.

Confira a seguir alguns detalhes sobre os principais atrativos da cidade:

Imagem ilustrativa da imagem Parnanguara, sim: saiba o que fazer em Paranaguá
| Foto: Prefeitura de Paranaguá

1 - Roteiro Paranaguá Histórica

Quem for até Paranaguá vai perceber a beleza do casario colonial, afinal suas paredes testemunham a história local. Um pedaço de história viva nas casas, nos museus, nos artefatos do mercado municipal, na dança do Fandango com sua música e versos e nos sabores típicos do Paraná.

Passear pelo Centro Histórico é entrar em outra época, as construções de seus casarões e igrejas traduzem vários estilos que formaram a história da cidade. O centro histórico possui grande concentração de edificações dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX, fazendo uma mistura de estilos que compõem a beleza arquitetônica atual.

Seu patrimônio histórico-cultural é de grande riqueza e preserva até hoje os seus inúmeros encantos arquitetônicos. Na rua da praia ainda podemos encontrar muitas construções que remontam do período colonial, quando os portugueses desembarcaram no município e expandiram seu casario pelas margens do rio Itiberê, tecendo a história e o destino da primeira cidade do Paraná. Seus casarios, suas ladeiras de pedra e suas igrejas seculares compõem um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Paraná e são testemunhos da importância econômica e histórica de Paranaguá.

Imagem ilustrativa da imagem Parnanguara, sim: saiba o que fazer em Paranaguá
| Foto: Prefeitura de Paranaguá

2 - Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

Foi o templo católico da aristocracia imperial parnanguara. Construída em meados do Séc. XVIII, pela Ordem Terceira de São Francisco, era igreja da elite parnanguara, e possuía, em átrio contíguo, um cemitério de crianças e sacerdotes. O templo sofreu obras de conservação durante o século XIX, a Ordem deixou de mantê-la, um incêndio que destruiu seu interior e a Prefeitura Municipal assumiu sua manutenção. A torre, à esquerda da fachada, é construção posterior, datada em 1841. Sua arquitetura é barroca, toda em pedra e em obras de cantaria, simples nas suas linhas e sem ricas decorações. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1962 e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1967.

Localiza-se na Rua XV de Novembro no Centro Histórico

Telefone: (41) 3422-0488

Imagem ilustrativa da imagem Parnanguara, sim: saiba o que fazer em Paranaguá
| Foto: Prefeitura de Paranaguá

3 - Ilha do Mel

Principal atrativo turístico de Paranaguá e um dos mais importantes atrativos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel tem cerca de 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que garante o ar primitivo e natural do local. Destaque entre os principais destinos de Ecoturismo do Brasil. O acesso à Ilha é disciplinado pelas normas internacionais para reservas mundiais de biosfera, o que auxilia na sua preservação. Chega-se à Ilha do Mel partindo de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, ou de Paranaguá.

Atualmente possui duas unidades de conservação, uma Estação Ecológica e um Parque Estadual. Existem quatro vilas principais: Nova Brasília, Farol, Fortaleza e Encantadas. Tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná em 1975, visando à proteção e a preservação da flora e fauna e dos aspectos naturais, históricos e arquitetônicos.

Possui importantes atrativos naturais e históricos. Entre os naturais destacam-se a Gruta das Encantadas, os morros das Conchas, do Miguel e do Meio, as praias e trilhas. A fauna local é facilmente observável, principalmente espécies de pássaros e botos. Uma importante porção preservada da Mata Atlântica composta de vegetação exuberante e manguezais encontra-se na ilha. O Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres compõem os principais atrativos históricos.

Imagem ilustrativa da imagem Parnanguara, sim: saiba o que fazer em Paranaguá
| Foto: Prefeitura de Paranaguá

4 - Aquário de Paranaguá

O Aquário de Paranaguá possui 26 recintos com mais de 200 animais de diversas espécies, em sua maioria, animais do litoral paranaense, porém, também são encontrados animais exóticos como tubarão-bambu, raias e jacaré. O local também conta com auditório, espaço para exposições, loja de souvenires, espaço criança e mirante.

O local foi construído para trabalhar a educação ambiental dos visitantes e também contribuir para o desenvolvimento da região. A equipe técnica é formada por biólogos e educadores ambientais.

Endereço: Rua João Régis, s/nº – Centro Histórico

Telefone: (41) 3425-8063

Imagem ilustrativa da imagem Parnanguara, sim: saiba o que fazer em Paranaguá
| Foto: Douglas Frois/UFPR

5 - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

O prédio que abrigou o antigo Colégio Jesuíta, em Paranaguá, é a sede das exposições de Longa Duração e Temporárias do MAE. Além das salas expositivas, existem vários espaços de sociabilidade, onde são realizados eventos diversos. O auditório, com capacidade para 100 pessoas, é um local ideal para reuniões, seminários e conferências, assim como projeções, já que conta com o equipamento adequado a essas finalidades. Apresentações ou eventos ao ar livre, que envolvem dança e música, podem acontecer no claustro ou no deque. O Monumento é um espaço inclusivo com garantias de acessibilidade.

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR possui em Paranaguá espaços de sociabilidade que podem ser utilizados pela comunidade para eventos, tais como formaturas, reuniões, workshops, seminários, palestras, cursos, oficinas e espetáculos.

Whatsapp: +554137211200

Horário de Funcionamento: Aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 20h.

Endereço: Rua XV de Novembro, 575 – CENTRO HISTÓRICO. Paranaguá-PR.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá