Uma das maiores redes de cafeteria do mundo, Starbucks, irá inaugurar duas lojas em Londrina, no segundo semestre de 2023, e promete encantar com o canto da sereia os londrinenses. Mas aqui vamos contar um pouco de onde surgiu esse encanto pelo cafés exuberantes que carrega seu nome no copo.

A iconica sereia e a identidade da marca

A cafeteria teve como inspiração para o nome da marca a obra de Herman Melville, Moby Dick. Sendo que o primeiro marinheiro do navio Pequod se chamava Starbucks, conta Sedenir Junior, gerente de marketing da Starbucks Brasil em entrevista exclusiva para a FOLHA.

Imagem ilustrativa da imagem O canto da sereia quer conquistar Londrina e Maringá
| Foto: Divulgação Starbucks Stories

Além disso, a obra ainda possui outras duas conexões muito fortes com a marca, a primeira é que a loja número um foi inaugurada no mercado Pike Place em Seattle, uma importante cidade portuária. Já a sereia surgiu na logo 1970, enquanto os fundadores da rede vasculhava em alguns livros marinhos e viram uma figura misteriosa e náutica que os chamou a atenção daí surgiu a Sereia, além de estar vinculada a matéria-prima deles que era o café, que viajava longas distâncias pelos oceanos até chegar ao seu destino.

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| Foto: Divulgação Starbucks Stories

A empresa sempre teve o desejo de estar associada a região da América Latina e do Caribe, por conta do amor que ambos sentem pelo café. Porém, a parceria na América Latina só foi estabelecida em 2002 com a abertura de lojas em Porto Rico e no México.

NO BRASIL

O Brasil teve sua primeira filial aberta em 2006, no Morumbi Shopping, em São Paulo (SP). No Rio de Janeiro, a marca só iria aportar dois anos mais tarde. Em 2018, a Starbucks celebrou um contrato de licenciamento com a SouthRock para operar as lojas de varejo Starbucks no Brasil, tornando a SouthRock a operadora local licenciada da marca em todo o país.

Em 2019, após 11 anos apenas atuando no Rio e em São Paulo, a rede ampliou o número de lojas no país, tendo como destaque as suas primeiras na região sul, em Santa Catarina. Nos dois anos que se seguiram fundaram filiais em Brasília, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Tendo como foco a expansão da Experiência Starbucks para seus colaboradores e clientes, em mercados novos e existentes.

Starbucks Sustainability Commitment Packaging
Starbucks Sustainability Commitment Packaging | Foto: Divulgação Starbucks Stories

Em 2023, após estar no país durante 17 anos e ter conquistado nove estados brasileiros, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Brasília-DF, Goiás e Bahia. Mas além da expansão do negócio, a rede também "tem objetivo de impactar positivamente as comunidades nas quais estão inseridos, sendo que sempre que abrem uma nova filial a empresa leva consigo suas iniciativas sociais com o intuito de impactar cada vez mais pessoas", conta Junior.

LONDRINA e maringá

A cidade guarda um histórico emocional com café. O ouro verde foi um impulsionadores do crescimento e enriquecimento da região norte do Paraná. Assim como também amarga as dores da Geada Negra, onde muitos tiveream que desistir da cafeicultura (Leia mais sobre a história do café aqui). ´Nessa terra de tão grande afinidade com os grãos do café como o Starbucks pretende se destacar? Junior vê inclusive nesse DNA da cidade um grande potencial de penetração da marca e de seu encanto. E, pelas paixões que o londrinense cultiva: cinema, música, bons encontros, inovação e gastronomia, os famosos cafés e lattes da marca se encaixam feito marinheiros em proa.

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| Foto: Divulgação Starbucks Stories

As primeiras lojas do norte do Paraná foram anunciadas no dia 13 de janeiro de 2023, um espaço de 80m² no Catuaí Shopping Londrina e outra e no Catuaí shopping Maringá. Dois meses depois, a marca anunciou sua Segunda loja em construção, esta, no Aurora Shopping, também na zona sul. O espaço na segunda loja é de 184m², a unidade será localizada no térreo do Shopping, em frente à praça de eventos, e contará com duas entradas: uma pelo corredor do empreendimento e outra na rua, com acesso pela Avenida Ayrton Senna. A previsão de inauguração das lojas se mantém sem data fixa no segundo semestre deste ano.

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Confira a entrevista com Sedenir Junior, gerente de marketing da Starbucks Brasil.

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| Foto: Starbucks Brasil

1.Como a marca se consolidou para se tornar aquilo que é hoje?

Desde o início, a Starbucks se propõe a ser um tipo de empresa diferente, que não apenas celebra o café e sua rica tradição, mas também promove a conexão entre as pessoas. Oferecemos aos nossos clientes uma experiência única em todo o mundo. A Experiência Starbucks reúne uma experiência de café de origem ética, o atendimento pelos nossos baristas experientes, inovação constante em nossos produtos e serviços e um ambiente acolhedor, onde todos são bem-vindos – o que faz com que as lojas Starbucks sejam conhecidas como o 'terceiro lugar', um lugar fora de nossa casa e do trabalho, onde nos conectamos para tomar uma xícara de café, que seja acolhedor para todos.

Além disso, nosso compromisso com as pessoas ultrapassa as portas das nossas lojas. Temos o compromisso de ajudar a superar os desafios que nossas comunidades enfrentam todos os dias e investimos em iniciativas que criem um ambiente mais inclusivo, diverso e igualitário para nossos partners e clientes. Um pilar importante disso é a defesa da comunidade LGBTQIAP+ e o nosso intuito é continuar a proporcionar um local que promova uma cultura de pertencimento para todos.

2.Além de seus famosos lattes e cafés, a marca Starbucks é ainda maior. Qual é a dimensão do catálogo de produtos comercializados pela marca?

A Starbucks é uma marca global que busca ser localmente relevante em todos os países em que atua. Pensando nisso, a marca adaptou o seu portfólio para atender as necessidades e paladar dos seus consumidores. Os brasileiros compartilham a mesma paixão pelo café. As lojas do Brasil são as únicas em que servimos o expresso na xícara, por exemplo.

O nosso cardápio tradicional conta com itens mundialmente conhecidos, como as nossas linhas de bebidas Caramelo Macchiato, Mocha e Latte; toda a linha de Frappuccinos® (com opções de base creme ou café); os Refreshers, bebida exclusiva da Starbucks, cuja base é extraída do grão de café verde, ideais para o verão; e a nossa linha de cafés frios Cold Brew.

Além de poder apreciar nossos cafés arábica de alta qualidade – do Brasil e do mundo -, somente no Brasil, nossos clientes encontram também a nossa linha especial de espresso com sabores, que chamamos de Espresso Collection, com sabores Avelã e Brigadeiro.

Além disso, criamos produtos especiais para nossos consumidores brasileiros como o Starbucks® Brigadeiro Frappuccino® - que é um campeão de vendas, o pão de queijo, a coxinha, a torrada Petrópolis e o Panettone, um ícone das comemorações de fim de ano.

3. Cada vez mais se torna comum alguém que tenha alguma restrição alimentar seja vegano, intolerância ao glúten e a lactose, etc. Pensando nisso, qual a política da Starbucks em relação à inclusão e segurança alimentar de alérgicos?

A Starbucks avalia constantemente seu cardápio para oferecer a seus clientes uma variedade de opções de alimentos e bebidas que atendam às suas preferências e necessidades, e se adaptem ao seu estilo de vida. Existem mais de 170 mil maneiras de personalizar uma bebida na Starbucks, incluindo a seleção de opções de origem vegetal, além do leite sem lactose.

Essas alternativas oferecem aos nossos clientes várias maneiras de atender às suas preferências de gosto, necessidades e estilo de vida, a fim de criar artesanalmente suas bebidas Starbucks favoritas. No Brasil, a Starbucks oferece leites vegetais de aveia, de coco com castanha de caju ou de amêndoas – os dois últimos disponíveis em todas as lojas no país.

4. Qual seria uma boa recomendação para o primeiro pedido, para quem ainda não conhece a marca?

Uma sugestão do cardápio core, sempre disponível, seria o Starbucks® Caramelo Macchiato. Um dos pedidos best-sellers, ele combina café, leite, essência de baunilha e calda de caramelo, oferecendo um sabor equilibrado e delicioso.

Essa era a bebida favorita de Maria Luisa Rodenbeck, responsável pela chegada da Starbucks no Brasil, lá em 2006. Inclusive, em homenagem à ela, anualmente promovemos o Caramel Day, uma iniciativa em que, no dia 1º de dezembro, todo o lucro líquido da venda das bebidas de caramelo (Starbucks® Caramelo Macchiato, Starbucks® Caramelo Macchiato Latte e Starbucks® Caramelo Frappuccino® Blended Beverage) é revertido em doação para a Fundação Gol de Letra. Em 2022 celebramos a décima edição desta iniciativa, que em 2023 chegará a Londrina também.

Para quem gosta de algo mais tradicional, o espresso é uma ótima opção. Não tem como errar com o querido cafezinho, especialmente quando ele pode ser brasileiro. Nas lojas, podem ser encontrados blends de cafés especiais como o Starbucks® Brasil Blend, um café exclusivo feito com grãos 100% brasileiros das regiões de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Uma boa pedida, especialmente no verão, são os Refreshers, uma combinação deliciosa e refrescante de extrato de café verde com fruta batida com gelo, o sabor Pitaya é lindo e muito saboroso E, claro, sazonalmente trazemos novidades para o cardápio, que ficam disponíveis por tempo limitado. Neste verão, por exemplo, nossos clientes podem experimentar uma linha de bebidas inédita no Brasil, a família Starbucks® Pistache, nas versões Latte, Iced e Frappuccino®.

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CAFÉ E O CINEMA

Café sozinho é bom, mas café com um filminho ou uma série é perfeito. E pensando nisso a Folha trouxe algumas dicas de filmes e séries para tornar o seu dia mais quentinho.

1.Game Of Thrones (2011)

A história surgiu a partir da série literária “ A Song of Ice and Fire”, de George R. R. Martin, que se passa em uma narrativa medieval. Tendo como centro duas famílias poderosas, além de outros cidadãos que disputam um jogo mortal pelo controle dos Sete Reinos de Westeros para assumir o Trono de Ferro.

Onde Assistir: Hbo Max, por assinatura.

2.Clube da Luta (1999)

A trama conta a história de Jack, um jovem executivo que trabalha como investigador de seguros, e que apesar de viver confortavelmente está cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Além disso, para piorar ainda está tendo que enfrentar uma terrível crise de insônia, até encontrar a cura de forma inusitada, após enfrentar grupos de autoajuda. Durante este período ele passa a conviver com pessoas problemáticas, como a viciada Marla Singer e o misterioso Tyler Durden, que apresenta a ele um grupo secreto que se encontra para extravasar seus sentimentos por meio de violentos combates corporais.

Onde Assistir: Hbo Max, por assinatura. Star+, por assinatura. Amazon Prime Video, por assinatura. Telecine, por assinatura.

3.Faça o Que Eu Digo, Não Faça O Que Eu Faço (2008)

Danny e Wheeler são dois vendedores que depois de tomarem energéticos em excesso, eles destroem um caminhão da companhia de onde trabalham. Após serem presos, o tribunal lhes oferece uma alternativa na qual devem escolher entre cumprir a pena ou prestar 150 horas em um programa de orientação infantil. Eles acabam optando em seguir o programa, porém logo se arrependem por terem que lidar com humanitários e crianças, algo que eles consideram irritantes.

Onde Assistir: Amazon Prime Video, a partir de R$6,90. Apple Tv, a partir de R$9,90. Youtube, a partir de 24,90. Google Play Filmes e Tv, a partir de R$6,90.