A partir da última quarta-feira, 6 de março, as servidoras públicas do Distrito Federal conquistaram um direito histórico à licença menstrual remunerada. A medida, aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em dezembro de 2023, garante às mulheres que trabalham no serviço público distrital o direito de se ausentar do trabalho por até três dias consecutivos a cada ciclo menstrual, sem prejuízo de salário ou benefícios.

Além disso, a implementação desse projeto pode trazer benefícios para a saúde física e mental para a mulher, pois a licença menstrual reconhece que a menstruação é um processo natural que pode causar diversos sintomas físicos e emocionais em algumas mulheres, como cólicas intensas, fadiga, dores de cabeça e alterações de humor. Ao permitir que as mulheres se ausentam do trabalho durante esses dias, a medida visa garantir sua saúde física e mental, além de promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Licença Menstrual: Um passo importante para a saúde e o bem-estar das mulheres
| Foto: Freepik

Por se tratar de uma iniciativa pioneira do Distrito Federal abre caminho para que outros estados e municípios também adotem a licença menstrual. Diversos projetos de lei nesse sentido já tramitam em casas legislativas pelo país, e a expectativa é que a medida seja cada vez mais replicada, reconhecendo os direitos das mulheres e promovendo sua saúde e bem-estar.

Mas apesar disso ainda há muito a ser feito, pois embora a licença menstrual seja um passo importante, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero no mercado de trabalho. As mulheres ainda são submetidas a diversas desigualdades, como a diferença salarial em relação aos homens e a dificuldade de ascender a cargos de liderança.(Informações Agência Brasil)

Apesar de só ter sido aprovada agora no Distrito Federal, os usuários do X (antigo Twitter) têm discutido a anos esse assunto, enquanto alguns se mostram totalmente a favor da licença:

Já outros são contra, além de criticar a medida:


E você? Qual a sua opinião sobre o assunto. Envie um e-mail para [email protected] e participe do debate.