No dia 10 deste mês foi ao ar o primeiro episódio da radionovela “De Repente, Celíaca”. Tudo começou com a falta de conhecimento da personagem principal (Patrícia), algo que é comum para recém celíacos. Diante da temática, a nutricionista e especialista em saúde do intestino, Aline de Santa Marques, expõe as dificuldades e a superação da doença.

Antes do sofrido diagnóstico que mudaria sua vida, Aline já via diferença entre as crianças da sua idade, seus pais também perceberam, e foi isso que fez com que eles a levassem a um profissional.

“Quando eu tinha 9 para 10 anos de idade, eu sempre fui abaixo do crescimento da minha turma. Ai meus pais decidiram procurar um endócrino, uma endócrina na verdade, aqui mesmo de Londrina, Dra. Claudia. Ela teve uma desconfiança, e pediu pra gente investigar a questão do glúten, e a doença celíaca, foi aí que ela indicou a irmos em um Gastropediatra [...] aí foi constatado que eu era celíaca”.

CONVIVÊNCIA COM A DOENÇA

O ponto de virada para qualquer celíaco, é passar a se restringir a todos os alimentos que possam piorar a sua qualidade de vida. Isso não foi diferente para a futura nutricionista, que teve seu diagnóstico a 24 anos atrás. O que ela poderia comer, que não contivesse glúten? Uma dúvida difícil, pensando que a mais de 2 décadas atrás, era praticamente impossível achar um lugar que tivesse produtos sem glúten, e que não fossem contaminados no processo de produção, além dos preços que eram consideravelmente maiores em relação ao valor dos produtos tradicionais.

Explicar a doença para os leigos também sempre foi difícil, em um trecho do episódio Aline comenta um pouco desse tabu.

“Eu comia fruta né, eu ia em lugares que tinham pessoas comendo e falava não, eu era bem certa; se eu não posso, então não posso comer! Não existe isso, ainda mais quando eu comecei a estudar isso. Sempre tem gente falando “come um pouquinho”, não é assim, quando você tem a doença você não pode, e não é frescura. “

O CAMINHO DA NUTRICIONISTA

A trajetória de Aline, não começou da noite para o dia, até então nutrição nem sequer era sua primeira opção de carreira, ela acreditava que se tornaria uma designer gráfica ou algo relacionado a área. Uma luz ligou em sua cabeça, e retornou pensamentos constantes que sempre ligaram ela a doença celíaca, a alimentação e saúde, foi esse o ponto de partida que deu início à sua vida como futura nutricionista.

Para Aline de Santa, o amor e gosto pela nutrição, foi um processo que durou até depois de sua formação. Fazer parte de um processo tão importante como a alimentação de pessoas celíacas, estudar além da comida, isso foi o que a aproximou desse ofício.

A complexidade na alimentação sempre foi parte da sua vida enquanto celíaca, o que também motivou ela a definir o tema de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ligado às refeições para pessoas que sofrem com essa doença; “Elaboração de Manual e Orientação Nutricional para Celíacos e Cuidadores”.

DEDICAÇÃO E MUDANÇA

Nos dias atuais, a nutricionista dedica seu tempo e sua carreira à conscientização dos cuidados do trato gastrointestinal. Nas suas mídias sociais e consultas particulares ela vem tentando mudar essa realidade, de que a saúde dos celíacos não depende somente da exclusão de alimentos que contêm glúten na sua composição. Apesar da dedicação constante com as pessoas portadoras da doença celíaca, Aline conta que não sofre mais com esse mal, segundo a mesma, ela passou por um processo de libertação da doença por meio da religião, entretanto não existe cura por meios clínicos, se tratando de uma doença autoimune, só pode ser controlada. “Eu passei por um processo de cura aos 20 anos; já refiz todos os exames, já comi glúten por 3 meses, todos os dias, para confirmar que eu não tenho mais a doença celíaca, hoje em dia eu só tenho Intolerância a Lactose Congênita, mas eu tive o diagnóstico aos 10 anos”.

A mudança direta fez parte da trajetória de Aline e também das pessoas que se descobrem com alguma doença que não costuma ser comum na sociedade, mas cabe a si mesmo aceitar o desvio da rota na programação da vida. O episódio com a entrevista completa está disponível nas plataformas de streaming; Spotify, Deezer e Amazon Music

Confira: Spotify, Deezer e Amazon Music