Para quem busca um toque de natureza para ambientes internos, sem ter muito trabalho com os cuidados no dia a dia, a jiboia (Epipremnum aureum) é uma ótima opção. Além de encantar com a sua beleza, a planta é bastante versátil, podendo ser cultivada dentro ou fora de vasos e em diferentes locais, o que a torna uma das mais procuradas entre os tutores de plantas.

Na última semana, a espécie chamou a atenção na internet. Um vídeo publicado pelo perfil do Aurora Shopping no Instagram, que mostra a rotina de manutenção com as heras, como também é chamada, viralizou e alcançou quase 300 mil visualizações. Muitos internautas ficaram surpresos quando descobriram que se tratava de plantas naturais. Uma visitante pensou que fossem de plástico, conforme comentário, enquanto, na verdade, elas estão lá há mais de sete anos, desde a inauguração do centro de compras em Londrina. Com o passar do tempo, as jiboias foram se desenvolvendo e ficando cada vez maiores, formando ramos de mais de 30 metros de altura.

No vídeo, é possível ver a quantidade de folhas secas que caem sobre as lojas. Nem as escadas rolantes ficam de fora. Após a varredura, elas são destinadas a um ecoponto verde. O superintendente do estabelecimento Marcos Crestani explica que as floreiras possuem um sistema automatizado de irrigação por gotejamento, para que as jiboias possam se desenvolver de forma saudável, e contam com manutenções periódicas para o controle e prevenção de pragas. As podas são realizadas trimestralmente.

O paisagismo do local ajuda a construir um ambiente mais aconchegante e atrativo para o público, proporcionando bem-estar, harmonia e equilíbrio. Segundo a arquiteta paisagista Laura Gil, plantas não apenas embelezam o interior do espaço como também ajudam a conectar as pessoas com elementos naturais.

"Com suas folhas em formato de coração e tom verde bem escuro, elas formam uma beleza natural deslumbrante que impressiona e encanta a todos. É muito frequente os clientes fotografarem, filmarem e pedirem mudas", conta Crestani. Em abril deste ano, no aniversário do shopping, foram distribuídas mais de mil mudas aos clientes, que puderam levar para casa um “pedacinho do Aurora”.

Veja o vídeo:

COMO CUIDAR

Por não requerer muitos cuidados, a jiboia é uma excelente escolha para jardineiros iniciantes, principalmente aqueles com a agenda ocupada. É uma espécie apreciada por suas folhas brilhantes, verdes ou variegadas, em hastes pendentes. Para quem tem dúvidas sobre o melhor ambiente de cultivo, Gil explica que, mesmo preferindo uma alta luminosidade indireta, a planta tem uma incrível capacidade de adaptação, podendo se dar bem em locais com menos luz ou com poucas horas de sol direto.

Ideal para espaços internos como salas, quartos e escritórios. Como é uma planta pendente, é comum em vasos suspensos ou apoiados em estantes, por exemplo. Jardins verticais ou em paredes à meia sombra também são opções.

A paisagista aproveita para dar dicas valiosas: é importante deixar o solo secar entre as regas para evitar o apodrecimento das raízes e manter a umidade elevada ao redor da planta, borrifando sempre que possível as folhas. "Nenhuma planta vai bem sem adubação adequada, e a jiboia não é diferente. A adubação até pode ser mais espaçada, mas é importante que seja feita a cada três meses para manter sua planta bem nutrida, e assim evitar doenças ou bichinhos indesejados. Não é necessário adubar no inverno, porque ela entra em período de dormência", explica.

A jiboia tem o crescimento rápido e, por isso, podem ser feitas podas para promover maior controle sobre o seu desenvolvimento e promover uma aparência mais exuberante, retirando galhos que estejam com poucas folhas, machucados ou secos.

Regar demais é um dos erros mais comuns. A profissional recomenda usar um substrato com boa drenagem para diminuir as chances de acumular água em excesso e lavar as folhas de vez em quando, para evitar a concentração de poeira que dificulta a fotossíntese. Esquecer de adubar regularmente também pode tornar as plantas doentes e favorecer o surgimento de pragas.