No dia 15 de outubro, o Brasil celebra o Dia Nacional dos Professores. A data foi instituída em 1963, pelo Decreto Federal nº 52.682, em homenagem ao imperador Dom Pedro I, que, em 1827, decretou a criação das primeiras escolas elementares do país.

Nesta data, é fundamental a preocupação com a dedicação e a resiliência desses profissionais que ao longo dos anos se dedicam a estarem sempre à frente e atualizados para garantir uma formação de qualidade para as novas gerações.

VÍNCULO ALÉM DA EDUCAÇÃO

Para homenagear todos os educadores da rede estadual e particular de educação do país, a FOLHA conversou a professora e diretora da escola municipal Carlos Dietz , Vania Costa, que descreve a profissão como "uma missa diária e um compromisso de sempre fazer o melhor na vida dos alunos."

Costa conta que em sua trajetória acadêmica teve uma história de uma aluna que a marcou profundamente. "Os pais dela estavam separados, e naquela época, ela morava com a mãe. Tínhamos um relacionamento próximo, o que era natural devido à nossa convivência na sala de aula. Muitas vezes, como educador, acabamos desempenhando o papel de amigo e conselheiro. Infelizmente, algum tempo depois, a mãe dela faleceu, o que abalou profundamente toda a comunidade escolar e me afetou de maneira intensa, especialmente porque, naquela época, era apenas eu e meus filhos em casa. Fui ao velório e fiquei pensando muito sobre meus próprios filhos, imaginando como eu reagiria se estivesse na mesma situação. Com a autorização da família, convidei-a para passar o fim de semana conosco, na tentativa de amenizar um pouco da dor que ela estava sentindo. Durante aquele fim de semana, fiz de tudo ao meu alcance para torná-la confortável e mostrar que ela não estava sozinha.", relembra.