Nesta sexta-feira (12), Londrina se une às cidades de todo o Brasil para uma homenagem a Julieta Inés Hernández Martínez, venezuelana, artista circense e ciclista, brutalmente assassinada no estado do Amazonas na última semana de 2023. O evento é a bicicletada #JulietaPresente para a qual os incentivadores chamam: "venha de bike, monociclo, perna de pau, fusca, motoneta, patins e até a pé".

O tributo, que acontece também fora do Brasil, lamenta, protesta e repudia uma outra vida ceifada pelo feminicídio no Brasil.

O ponto de encontro em Londrina é na Vila Cultural Canto do MARL, na avenida Duque de Caxias, 3241, região central, às 17h30.

QUEM ERA JULIETA?

Julieta, de 38 anos, mais conhecida como Miss Jujuba, era uma mulher imigrante da Venezuela, descrita por si própria como “nômade, bonequeira, palhaça e viajante de bicicleta”. Ela estava no Brasil legalmente desde 2015 e fazia parte do grupo de cicloviajantes o "Pé Vermêi" que fazia apresentações circenses por todos os estados onde passavam.

ENTENDA O CASO

No final do ano passado, a artista pretendia voltar para sua terra natal e comemorar as festas com sua família. Sua partida foi no Rio de Janeiro, pedalando pelo Maranhão e Pará até chegar no Amazonas, sua rota final para chegar até a Venezuela.

Desde o dia 23 de dezembro, amigos e familiares da circense perderam o contato com ela e registraram um Boletim de Ocorrência no dia 4 de janeiro. Nas investigações da polícia, Julieta se acomodou em uma pousada em Presidente Figueiredo, onde foi assassinada por um casal que vivia de favor no local. Segundo a conclusão que a polícia apresentou para o caso, a vítima estava dormindo na varanda, quando um dos suspeitos, sob uso de crack, tentou roubar seu aparelho celular. Eles entraram em uma luta corporal, o criminoso a enforcou, jogou no chão e pediu à sua companheira que amarrasse seus pés. Em seguida, ele a arrastou para dentro da casa e abusou sexualmente da vítima. Com ciúmes, a suspeita ateou fogo nos dois, ele se desvencilhou das chamas e voltou a enforcar a vítima. Enquanto o suspeito foi procurar atendimento médico, a mulher arrastou Julieta para o quintal da casa e a enterrou em uma cova. A polícia não descarta a hipótese que a circense ainda estava viva ao ser enterrada.

O casal confirmou a ocultação do cadáver, porém trocaram acusações de quem seria a autoria do crime.

SERVIÇO:

Bicicletada por Julieta #JulietaPresente

QUANDO: Sexta-feira - 12 de janeiro de 2024

HORAS: 17:30

ONDE: Vila Cultural Canto do MARL - Av. Duque de Caxias, 3241, região central

COMO CHEGAR: