Um novo ano está prestes a se iniciar, a esperança volta a reinar no coração de todos, sempre com o desejo por um futuro melhor. E para deixar o seu coração ainda mais quentinho, a FOLHA foi conhecer José Luís Pascual, advogado de Londrina, que ajuda o HCL (Hospital do Câncer de Londrina) arrecadando tampas de garrafas PET.

Pascual, começou a arrecadar as tampinhas há cerca de um ano, depois que um amigo o apresentou a campanha. "Me envolvi, desde recolher as tampinhas até a entrega no Hospital. Então, comecei a guardar aqui em casa. Chega até a ser engraçado, mas quando levava a cachorra para passear, voltava com mais tampinhas para casa. Nessa de ficar catando tampinha, comentava com um amigo, uma amiga, até que, de boca em boca, fui incentivando as pessoas também a guardarem como forma de me auxiliar. Nesse processo, o volume que eu já tinha guardado aumentou. Além disso, para arrecadar ainda mais, espalhei alguns galões vazios por toda a cidade para ver se estimulava as pessoas e junto dos galões eu deixava um cartaz explicando o propósito da campanha, com o meu nome e telefone".

Primeiro, Pascual deixou um galão na padaria que frequenta; depois, outro num bar; por fim, em uma feira, que "para minha surpresa, foi o ponto de arrecadação que mobilizou muita gente", e essa arrecadação se multiplicou de forma tão grandiosa que resultou em quase 300 quilos de tampinhas. "Acho bonito que no final da arrecadação, o HCL pega esse material que é reciclável e vende. A cada 500 quilos, eles conseguem arrecadar R$ 800,00 para o caixa do hospital, ou seja, é um pouco mais que um real por quilo. Lembro que em uma dessas vezes que fui entregar o material, encontrei o presidente do hospital, ele me agradeceu pelo gesto e me disse que apesar de não parecer importante é um notável gesto de ajuda ao hospital e seus tratamentos, e uma forma mais deles conseguirem as doações necessárias para auxiliá-los com os gastos do local”.

Antes de saber da campanha Pascual já ajudava o HCL, com o auxílio em débito na conta de luz. Ele conta que se motivou ao ver "que eles fazem um trabalho muito bonito e íntegro.” Uma sobrinha de Pascual faleceu devido ao câncer.

A história de José Luis Pascual corrobora com uma grande lição que deixou a humanista, anjo bom da Bahia, Irmã Dulce: "Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma".

Para 2024

“É praticamente impossível parar de participar da campanha. No próximo ano, principalmente devido a quantidade de gente envolvida, seja as pessoas que juntam para mim e trazem na minha casa, ou aquelas que juntam e me avisam e vou lá buscar, eu espero que a ação tenha ainda maior alcance."