Ser reconhecido pela dedicação profissional traz alegria. Feito ratificação pela jornada trilhada, ainda que morosamente, a autenticação comunica ao reconhecido o que ele já sabe - e faz bem. E quando o assunto é arte, o sentimento é ainda mais potente e reconfortante.

Considerado o maior projeto de circulação de espetáculos de artes cênicas do País, o Projeto Palco Giratório soma 25 de atividades. Entre tantas produções indicadas uma vez ao ano por meio de criterioso processo de curadoria nacional, a Cia. Os Palhaços de Rua, de Londrina, foi escolhida para integrar a programação do Palco Giratório.

Em 2023, a Cia. Os Palhaços de Rua completa 10 anos e por isso a seleção é considerada ainda mais especial. Na prática, integrar o Palco Giratório significa estar na grade de programação do projeto. "Iremos circular com o espetáculo 'Vikings e o Reino Saqueado', por inúmeras cidades em todas regiões do país", explica o ator e produtor cultural Adriano Gouvella.

A extensa grade de apresentações inclui estados como Tocantins, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, entre outros. A primeira agenda foi em Porto Alegre, no último dia 21. "Fomos muito bem recebidos no festival. Foi um domingo e nossas piadas, algumas adaptadas para os temas regionais, deram certo", sorri. A dupla segue para Teresina no Piauí e reforça o significado de uma companhia do interior do Paraná ter essa oportunidade. "É uma conquista, pois apenas 12 grupos em todo o Brasil foram selecionados e nem somos da capital".

Satisfeito , Gouvella considera que a seleção marca mais um importante reconhecimento ao trabalho artístico que é desenvolvido em Londrina. "E principalmente pelos artistas que aqui residem e levam seus trabalhos para todo o País e para o mundo a fora", pensa.

Cia Os Palhaços de Rua no espetáculo "Vikings e o REino Saqueado: atores estão rodando o Brasil através do Palco Giratório
Cia Os Palhaços de Rua no espetáculo "Vikings e o REino Saqueado: atores estão rodando o Brasil através do Palco Giratório | Foto: Valeria Felix/Divulgação

CRIAÇÃO, AÇÃO E DIVERSÃO

A Cia. Os Palhaços de Rua é uma companhia de teatro e circo londrinense que desenvolve pesquisas na área desde 2013. Ela foi criada pelos atores pesquisadores Adriano Gouvella e Lucas Turino, ambos bacharéis em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, em 2013.

A Cia. possui em seu repertório três espetáculos, uma contação de histórias e diferentes oficinas na área. Já realizaram apresentações em festivais e mostras artísticas por todo país, passando pelos estados do: Acre, Rondônia, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, realizando mais de 300 apresentações e recebendo prêmios e críticas do júri especializado.

Adriano Gouvella é ator, palhaço, cantor, capoeirista e produtor cultural, formado em teatro pela Escola Municipal de Londrina - FUNCART e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Como ator e diretor já trabalhou em espetáculos de teatro, filmes, performances e comerciais de TV. Em 2021 estreou seu 16º espetáculo de teatro e primeiro trabalho solo, intitulado "Réquiem para um Barbeiro", um espetáculo teatral inspirado em vivências pessoais e nas obras "A Metamorfose" e "O Processo", de Franz Kafka.

Lucas Turino é ator, palhaço, escritor e professor de yoga, formado em circo pela Escola Municipal de Circo de Londrina e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. É membro fundador da Cia. Os Palhaços de Rua desde 2013. Também comanda o podcast “Sarau do Conto Surreal” lançando novos contos semanalmente, é autor do livro "Faroeste Paulista" publicado em 2021 e "Este Lado Para Cima" publicado em 2023.

Encenado, dirigido e produzido por Adriano Gouvella e Lucas Turino, o espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado” estreou em 2017 na cidade de Floriano no Piauí e depois seguiu realizando apresentações por inúmeros festivais e mostras artísticas pelo Brasil.

O espetáculo se propõe a levar ao público o encontro entre a cultura nórdica viking e a milenar arte do palhaço como proposta estética e base para a reflexões sobre questões humanas. Ao utilizar como ferramentas o circo contemporâneo, o teatro de rua e a figura do palhaço, os atrapalhados guerreiros Vikings voltam a seu reino após terem realizado grandes viagens e desastrosas batalhas pelo mundo e um desafio: tirar os Duques do poder e devolvê-lo para o povo.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link