A secretaria municipal de Saúde de Londrina intensificará os atendimentos, exames e ações voltadas ao público feminino durante o mês de outubro, com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados permanentes com a saúde das mulheres, referentes ao câncer de mama e do colo de útero.

O destaque da programação, nos dias 15 e 22 de outubro, em dois sábados, das 8h às 14h, serão as etapas do chamado “Dia D”, com campanhas para coleta gratuita de exame preventivo do câncer de útero, avaliação das mamas e solicitação de exames. As duas ações especiais serão realizadas em 40 UBSs da área urbana.

Essas campanhas são focadas no público com maior risco para o desenvolvimento do câncer de mama e de colo uterino. Assim, os Dias D serão exclusivos para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para o exame de colo de útero, e 50 a 69 anos para solicitação de mamografia.

As pacientes fora dessas faixas etárias ou que apresentem outras queixas serão avaliadas, como já ocorre regularmente, quando procurarem a unidade básica, tanto na área urbana como rural, e terão seus agendamentos feitos nas agendas de rotina.

Com este conjunto de iniciativas, que integram a Campanha Outubro Rosa, o objetivo da secretaria é incentivar a detecção precoce e estimular as mulheres a procurar os serviços públicos existentes para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, alertando sobre os cuidados necessários.

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, na Atenção Primária da SMS, Priscila Colmiran, o Outubro Rosa gera um movimento de intensificação das agendas, mas esses atendimentos ficam disponíveis durante o ano todo para as mulheres. “Elas podem ir diretamente até as unidades, em qualquer dia de funcionamento, ou fazer o agendamento por telefone. E não precisam necessariamente ir na UBS do seu território, podendo ser em um posto mais próximo de seu trabalho, ou de mais fácil acesso na rotina, por exemplo”, informou.

Para Colmiran, é muito importante que as mulheres aproveitem esse momento de retomar ou reforçar os cuidados com a saúde. “Passamos cerca de dois anos de pandemia com restrições, o que limitou em parte o acesso das pessoas aos serviços de saúde, por isso muita gente acabou deixando de fazer seus exames de rotina e procurar avaliação médica. Agora, é hora de resgatar ações de promoção e prevenção da saúde. Caso haja algum sinal diferente no corpo ou dúvidas, é bom procurar a UBS. Sempre ressaltamos a importância de ir atrás de profissionais preparados para que seja feita uma avaliação e esse usuário tenha a garantia de receber uma orientação de qualidade”, enfatizou.

Os trabalhos de divulgação das atividades do Outubro Rosa também são uma oportunidade para a intensificação do rastreio das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outras situações concernentes à saúde da mulher. Isso porque o câncer de colo de útero é um problema de saúde pública associado ao vírus do HPV, comumente transmitido pelo contato sexual. Quando detectado na fase inicial, o câncer de colo de útero possui 100% de chances de cura, indicador que pode ajudar a população a refletir sobre a importância da prevenção.

Nas UBSs de Londrina, as mulheres podem fazer testes rápidos para ISTs, e solicitar outros exames laboratoriais quando há uma indicação, podendo ser feitos na própria unidade. Apenas os exames de ultrassom e mamografia são realizados externamente.

Um dos meios de prevenir o câncer de colo de útero é por meio da vacinação contra o HPV, vírus responsável por vários tipos de câncer – colo de útero, pênis, boca e outros. A vacina quadrivalente é fornecida nas UBSs para meninos de 11 a 14 anos e meninas 9 a 14 anos. “Tanto para meninas como meninos é importante existir esses cuidados. A prevenção começa já com a vacinação”, disse a coordenadora de Saúde da Mulher, Priscila Colmiran.

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

A Saúde orienta que, além dos exames médicos, para prevenir essas formas de câncer e outras doenças é necessário manter um estilo de vida mais saudável. Ter uma alimentação balanceada, praticar atividades esportivas e evitar excessos, bem como ficar atento a sinais e manchas no corpo, são medidas que colaboram para reduzir os riscos de agravos.

Tentar manter a rotina de exames e ir, pelo menos uma vez ao ano a uma unidade de saúde para fazer uma avaliação, é fundamental tanto quanto ao câncer de mama, de colo uterino e outros quadros como de hipertensão, diabetes e IST, por exemplo. “É relevante ficar atento às alterações no tamanho das mamas, deformidades, mudança na textura da pele, secreções que saem das mamas, principalmente transparente ou com sangue. Também verificar alterações significativas no ciclo menstrual, ocorrências de corrimento, odor fétido, sangramentos irregulares e outros sinais”, recomendou Colmiran.

Ainda é importante, segundo a coordenadora, realizar atividades que promovam relaxamento, momentos de lazer e coisas saudáveis que tragam prazer para reforçar o cuidado da saúde mental.

“Londrina tem uma rede de apoio muito organizada para atender a mulher e diagnosticar o câncer de mama e de colo de útero. Temos conseguido encaminhar essas pessoas para atendimento em tempo oportuno nos serviços de referência. Hoje temos unidade referência em mama no Cismepar, Hospital do Câncer que acolhe mulheres para tratamento, e todas as UBSs ofertam coleta oferta de preventivo, realizam exames das mamas, solicitam mamografia e outros exames para complementar esse processo de rastreamento.” (Com informações do N.Com)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1