"Juntos somos mais fortes" é o tema da campanha Outubro Rosa 2023 do HU (Hospital Universitário) da Universidade Estadual de Londrina. Para conscientizar e apoiar a luta contra o câncer de mama, o HU traz uma programação que envolve não apenas pacientes, mas toda a comunidade de Londrina e região. Até o dia 31 serão realizadas atividades diversas, programadas por uma comissão de médicas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos e integrantes da comunicação do HU.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que na última década houve um aumento de 20% na incidência do câncer de mama. Espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos. A mastologista do HU, Raquel Moura de Castro, conta que ações como a campanha Outubro Rosa são importantes para desmistificar o diagnóstico que amedronta muita gente.

“Trabalhar com o câncer de mama tira um pouco do estigma de que é uma doença intratável. A pessoa pode entender que é uma doença como outra qualquer, com especificidades, mas passível de cura e tratamento. O diagnóstico de câncer de mama não define quem a paciente é, ao contrário, é um desafio que pode trazer crescimento e evolução. A paciente é muito maior do que o que a doença pode trazer pra vida dela”, explica.

Castro e a também mastologista Camila Kanzaki participarão da campanha através do lançamento de um VT no dia 8 sobre o serviço de mastologia. Para Kanzaki, a interação com a comunidade através dos VTs é fundamental para a melhora do atendimento. “Contar a nossa história é importante para sabermos como melhorar e crescer ainda mais”, pontua.

A programação ainda conta com um VT sobre Direitos Previdenciários da Paciente com Câncer, com a chefe do Serviço Social do HU Argéria Serraglio no dia 13; e um VT de histórias inspiradoras de servidoras e pacientes no dia 27.

NUTRIÇÃO NA PREVENÇÃO

O câncer de mama pode ser causado por diversos fatores, mas muitas pessoas não se atentam a um em específico: a nutrição. Em um estudo desenvolvido pelo serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas de Minas Gerais, foi observado excesso de peso corporal em 58% das pacientes e circunferência da cintura maior que 80 cm em 64,5%. O consumo excessivo de alimentos pertencentes aos grupos dos óleos e dos açúcares foi verificado em 90,3% e 83,8%, respectivamente.

Os dados do estudo mostram que os hábitos alimentares estão relacionados com 35% da incidência do câncer. Para conscientizar a população da importância da qualidade da alimentação, o HU lançou no dia 3 de outubro o podcast “Nutrição e Saúde da Mama”, com o mastologista Ribamar Leonildo Maronezi e a nutricionista Guelma Borelli, especialista em nutrição funcional dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Borelli ainda participa de uma palestra no Anfiteatro do Hospital Universitário, no dia 18, às 10h, falando sobre Orientação e Autocuidado.

CORPO E MENTE

O Outubro Rosa oferece muitas atividades que promovem não só o autocuidado com o corpo, mas também com a mente. Um dos principais artifícios utilizados para oferecer conforto e apoio às pacientes é a música. “Existem diversos estudos que comprovam o benefício da música para a alma. Consideramos como uma terapia, traz um pouco de conforto e até mesmo animação”, relata Raquel. “As pacientes lidam com uma doença que é desafiadora, então tudo aquilo que pode trazer ânimo é benéfico”.

A música vai embalar diversas atividades. A trilha sonora será de perspectiva e recomeço no dia 9 no AEHU, onde as pacientes serão presenteadas com “mudas motivacionais”. A pedido das médicas, as plantas serão distribuídas em sinal de vida e esperança.

No dia 11, o HU em Canto, o coral do hospital, se apresenta no AEHU pela manhã. O repertório abrange nomes internacionais, como John Lennon e Paul McCartney, e nacionais, como Noel Rosa. Sob a regência de Edvaldo Sousa, 14 cantores irão participar da atividade.

Pacientes também poderão se exercitar no dia 16 com uma programação de alongamento físico e música no AEHU. Ainda no Ambulatório de Especialidades, nos dias 25 e 30 serão oferecidos PICs (Práticas Integrativas e Complementares) que consistem de recursos terapêuticos alternativos – musicoterapia, acupuntura, meditação, dentre outros – que visam à prevenção de doenças.

CAMINHADA

Em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócio de Londrina (CMEG), será realizada uma caminhada no dia 28 de outubro às 9h. A saída será no Jardim da Prefeitura de Londrina. A ação é pet friendly, o que significa que animaizinhos de estimação poderão acompanhar seus donos. Os participantes poderão fazer doações de absorventes femininos ou produtos de higiene no local.

A inscrição custa R$ 50 e poderá ser feita em diferentes pontos da cidade: Estacionamento SP Parkinga (Av. São Paulo, n° 60 – Centro), Bar Izakaya (R. Arcindo Sardo, n° 103 – Jardim Coliseu), D’July Moda Íntima (R. Maranhão, n°249 – Centro) e Eletrônica Rolândia (R. Gustavo Barroso, 190 – Jardim Shangri-lá A). Na inscrição, o participante receberá uma camiseta que ajudará a comprar um sutiã pós mastectomia.

A campanha Outubro Rosa se encerra no dia 31 com sorteios de cestas, brindes e um passeio por Londrina para os participantes.

(Com informações da Agência UEL)