Imagem ilustrativa da imagem Hospital de Londrina lança a campanha Novembro Azul
| Foto: Shutterstock



A campanha Novembro Azul foi lançada na manhã desta terça-feira (7), pelo HCL (Hospital do Câncer de Londrina). O objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de próstata, que no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula localizada na parte baixo do abdômen.

Especialistas defendem a importância de disseminar informações para que a doença seja diagnosticada o quanto antes, uma vez que não há sintomas na fase inicial. Muitos pacientes só descobrem o câncer de próstata em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e a cura.

Para o diagnóstico é indispensável a realização do exame de toque e de sangue. Entre os fatores de risco, o urologista Paulo Emílio Fuganti destaca o envelhecimento. "A média de idade do câncer de próstata é de 66 anos e o histórico familiar é uma importante fonte de informação, pois aumenta as chances do indivíduo desenvolver a doença", afirma.

Fuganti é chefe de urologia do HCL e comenta que a estatística em nossa região é de 100 casos novos a cada 100 mil habitantes. "Aqui no hospital, operamos cerca de 200 pacientes por ano com tumores iniciais", aponta.

O urologista Fernando Terziotti, que também atua na instituição, acrescenta que o câncer de próstata é de progressão lenta e que o tratamento cirúrgico é indicado apenas para os tumores em estágio inicial, visando uma maior sobrevida do paciente.

"Os pacientes avançados comumente apresentam metástase e vão se beneficiar do tratamento hormonal. Quimioterapia e radioterapia também podem ser preescritas dependendo do caso", completa.

TUBARUN

O HCL em parceria com o LEC (Londrina Esporte Clube) vão realizar a Tubarun 2017, em prol da conscientização sobre o câncer de próstata. A corrida acontecerá no dia 15 de novembro, a partir das 8h, no Estádio do Café.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro, pelo site www.centraldacorrida.com.br/tubarun2017. Os participantes podem se inscrever para a corrida de 4k, 8k ou caminhada de 3k. Mais informações aqui.