A lesão que tirou o lutador Anderson Silva do octógono na última luta chocou aqueles que assistiam ao combate. Após uma defesa do oponente, o atleta apresentou uma fratura completa da tíbia e da fíbula – os ossos da canela. As imagens que registram o momento são impressionantes. Por conta da fratura, Anderson Silva precisou colocar pinos e deve ficar de três a seis meses em recuperação. O médico ortopedista Rodrigo Medeiros afirma que o tempo de recuperação de uma lesão óssea depende do diâmetro do osso atingido, bem como da carga que ele suporta no organismo. "Um osso quebrado na mão consolida mais rapidamente do que uma fratura semelhante na perna, isto porque nas mãos os ossos são mais finos e carregam menos peso do que nas pernas", explica.
Os ossos do corpo humano têm uma função estrutural e servem para suportar músculos, órgãos e tecidos. Cada osso tem uma densidade que possibilita que ele aguente uma determinada carga e esta capacidade de suportar peso e pressão pode ser alterada com alguns fatores. "Uma alimentação rica em cálcio e vegetais escuros, exposição ao sol em horários adequados e atividades físicas regulares possuem uma relação direta com o fortalecimento e o preparo ósseo. A vitamina D sintetizada pelo organismo durante a exposição aos raios solares é muito importante para a absorção de cálcio pelos ossos e a prática de esportes estimula o fortalecimento de todo o organismo", afirma.
O médico explica que conforme vamos aumentando a carga durante a execução dos exercícios, os ossos e músculos se adequam para possibilitar a realização daquela atividade, isso faz com que eles fiquem mais resistentes diante de uma pancada ou pressão, reduzindo as chances de fraturas. Apesar disso, o excesso de exercícios com sobrecarga pode fragilizar a estrutura óssea do organismo e favorecer a ocorrência de lesões, é o chamado "overtraining". A situação contrária também é verdadeira, as pessoas sedentárias possuem ossos mais frágeis e estão mais sujeitas às fraturas.
O médico explica que ossos longos como dos braços e pernas possuem o formato de um tubo, onde a parte de fora é a mais resistente (e demora mais para se consolidar) e a parte de dentro é formada por um osso esponjoso, onde é fabricado o sangue. Após uma fratura não adianta aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio porque isso não acelera a recuperação do paciente, o ideal neste caso é fazer repouso durante o tempo indicado pelo médico e iniciar a fisioterapia no momento recomendado. "É claro que uma alimentação saudável é fundamental, pois se a pessoa apresentar deficiência de algum nutriente isso pode prejudicar e atrapalhar na recuperação da fratura", salienta.

Outras doenças


De modo geral as pessoas que possuem doenças crônicas e os tabagistas apresentam uma taxa reduzida de consolidação do osso. Isso significa que estes indivíduos têm um retardo na velocidade da calcificação e a melhor forma de evitar fraturas é preveni-las. Apesar do caso relacionado ao lutador Anderson Silva ter conquistado destaque na imprensa mundial, a maior parte deste tipo de fratura não é ocasionada durante a prática esportiva. "Geralmente as fraturas de ossos longos como tíbia e fêmur são provocadas por acidentes automobilísticos, especialmente envolvendo motocicletas", ressalta Medeiros.
A osteoporose também é grande causadora de fraturas, principalmente entre pessoas idosas, e esta questão é preocupante porque este tipo de situação aumenta a morbidade e a mortalidade dos pacientes. "Há uma taxa grande de idosos que não fazem acompanhamento para verificar a qualidade óssea. A partir dos 50 anos é ideal que homens e especialmente mulheres façam o exame de densitometria óssea, que identifica a qualidade do osso do indivíduo", complementa o médico. A partir do resultado identificado, o médico pode recomendar a repetição do exame após um determinado período ou o início do tratamento para controlar a osteoporose.

Primeiros socorros


Diante de um acidente com vítimas fraturadas, o ideal é não mexer no membro e levar o paciente ao pronto-socorro. Se a pessoa não tiver condições de andar, a recomendação é chamar uma ambulância para que a pessoa seja encaminhada ao hospital da maneira mais adequada. O ortopedista complementa que a imobilização do membro atingido deve ser feita apenas por pessoas que possuem treinamento adequado. "O que pode ser feito enquanto o paciente aguarda a chegada do socorro é a compressa com gelo, que reduz o inchaço e melhora as condições do local", completa.