Um ensaio clínico randomizado mostrou que a goma de mascar mentolada, quando mastigada por 10 minutos antes do procedimento cirúrgico, traz um grande alívio para os pacientes. Essa foi a constatação da mestranda de enfermagem da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Aline Korki Arrabal Garcia, ao acompanhar um grupo controle e um grupo intervenção.

"O grupo controle não recebeu nada, enquanto o outro mastigou um chiclete de menta em ritmo natural, durante 10 minutos. Neste, a diminuição da intensidade da sede e o desconforto, como boca seca, língua e saliva grossa e gosto ruim na boca, foi superior a 50%", afirma.

Garcia explica que o chiclete em questão possui um mentol que ativa os receptores da orofaringe (TRPM8), fazendo com que a região do cérebro que inibe o centro da sede seja acessado mais rapidamente. Além disso, a mastigação estimula as glândulas salivares.

"O fluxo salivar vai aumentar e umidificar toda a cavidade oral. Associado a isso, tem o fato da deglutição, pois estudos mostram que só o ato de o paciente deglutir líquido diminui a secreção do hormônio ADH (antidiurético), que gera sede", explica.

O trabalho final será apresentado por Garcia nos próximos meses, mas ela já adianta que o método tem grandes chances de ser implantado em centros cirúrgicos. "No pré-operatório, os pacientes sentem muita sede e desconforto porque, além do jejum prolongado, tem a questão da ansiedade e, muitas vezes, o uso de medicamentos para dor, que podem causar ressecamento da cavidade oral. E o HU, por ser um hospital-escola, tem a questão da suspensão cirúrgica, que pode aumentar ainda mais o tempo de jejum do paciente", justifica. (M.O.)