Aficionados pela cultura e pelo modo de vida japonês em algum momento já devem ter escutado na internet o bordão "Será que isto funciona?", criado pelos youtubers Tales Jonathan Lohmann e Priscila Kuriyama Lohmann, mais conhecidos como Lohgann e Prit, responsáveis pelo canal "Japão Nosso de Cada Dia", que conta a rotina da vida no Japão e as curiosidades tecnológicas, culturais e gastronômicas do país localizado no outro lado do mundo.

Como muitos brasileiros, os dois desembarcaram em solo nipônico na década passada em busca de oportunidades de trabalho como dekasseguis. "Eu morava com os meus pais em São Paulo e vim ao Japão para trabalhar com 19 anos. Meu objetivo era conseguir juntar dinheiro suficiente para fazer a faculdade. Trabalhei em duas fábricas diferentes no período de 2005 até 2013", conta Prit.



Lohgann saiu de Marília, no interior paulista, em 2004, aos 20 anos, também com o objetivo de economizar para a faculdade e comprar uma casa para a mãe. "Trabalhei em duas fábricas diferentes no período de 2004 até 2013", relata.

Os dois se conheceram em um curso de língua japonesa que era oferecido gratuitamente pela prefeitura da cidade de Kani. "Começamos a morar juntos e então nossos objetivos se uniram e passamos a criar nosso futuro", disseram. Os primeiros vídeos foram publicados em 2013 apenas como forma de contar a amigos e familiares sobre a vida no Japão.

A criatividade e a simpatia do casal, porém, foram decisivos para que conquistassem cada vez mais seguidores. "Em 2013 voltamos pela primeira vez ao Brasil e tudo que falávamos sobre o Japão para nossos amigos e familiares despertava uma curiosidade maior do que a gente imaginava. Isso nos animava a cada vez falar mais. Quando retornamos ao Japão vimos a oportunidade de mostrar em vídeo as coisas que havíamos contado a eles" recordam.

No início, o crescimento do canal foi lento. Hoje, o casal agrega mais de 1,5 milhão de seguidores e milhões de visualizações a cada vídeo. "Atualmente moramos na cidade de Ueda, na província de Nagano. Após três anos produzindo conteúdo para o Japão Nosso De Cada Dia, passamos a não mais utilizar nossas reservas econômicas e, hoje, nos sustentamos com nosso trabalho, a criação de conteúdo para a internet e tudo que está relacionado diretamente com isso. Nossa rotina se resume em estarmos conectados quase que 24 horas nas redes sociais, criando, pesquisando, interagindo, editando, respondendo comentários, e-mails, gerenciando a parte comercial. Lazer e trabalho viraram uma única coisa", comemoram.

Prit e Lohgann participaram de um "Encontro do Fãs" em Londrina no dia 16 de fevereiro, na rede de comida chinesa "Mr. Bentô".(C.A.)