Um grupo de ciclistas experientes está à disposição para ajudar gratuitamente quem quer aprender a andar de bicicleta na cidade com mais segurança. São os bike anjos, que orientam os iniciantes sobre os melhores trajetos, acompanham-nos nas primeiras pedaladas e ainda ensinam medidas de segurança no trânsito. Tanta dedicação é movida pelo desejo por cidades com mais qualidade de vida e menos carros. Para solicitar o serviço, basta fazer um cadastro no site www.bikeanjo.com.br .
Em Londrina, o ciclista Alexandre Ferreira Gregório, 37, é um dos voluntários disponíveis para ajudar quem tem vontade de incluir a bicicleta no dia a dia. Na cidade há quase um ano, ele começou a usá-las como meio de transporte quando ainda morava em São Paulo e precisava de uma alternativa mais rápida para chegar ao trabalho. A decisão foi tomada em 2010. Quatro anos depois, ele comemora a melhor disposição física, a perda de peso e uma vida social mais animada graças aos amigos que fez sobre duas rodas. "Tenho habilitação, mas nunca usei".
A iniciativa surgiu da vontade de incluir cada vez mais ciclistas no trânsito. "Já fui iniciante e sei como é difícil", conta. O grande objetivo dos voluntários é passar segurança para que os "alunos" sintam-se à vontade para pedalar sozinhos. Até mesmo quem nunca aprendeu a se equilibrar sobre rodas tem lugar entre o grupo, que está disponível inclusive para ensinar os primeiros passos do ciclismo.
Casado e pai de uma menina de 6 anos, Gregório conta que a família busca usar racionalmente o carro da esposa. "A cultura do automóvel é muito forte. As pessoas compram por status. Acho uma atitude egoísta sair de casa sozinho em um carro". Ele avalia que a falta de educação dos motoristas é o principal empecilho para a convivência pacífica nas ruas.(C.A.)