No final do mês passado, o Governo do Estado formalizou com a companhia Azul um acordo que prevê a redução do ICMS sobre o combustível aéreo em dois pontos percentuais para cada nova cidade que passe a ser atendida com voos da empresa. A primeira beneficiada foi Ponta Grossa, que passou a contar com uma linha comercial regular com dois voos diários para Campinas. Com o acordo, a alíquota cobrada da empresa no Estado passou para 16%. A redução é progressiva na medida em que haja expansão para outras cidades, até o limite de 8%.
Durante a cerimônia que selou o acordo, no dia da inauguração das obras do aeroporto do município, o governador Beto Richa assinou o protocolo de intenções entre o governo do Estado e a Azul para a implantação do transporte aéreo regular em cidades ainda não atendidas pelo serviço, começando por Ponta Grossa, Umuarama, Guarapuava e Pato Branco.
Ponta Grossa é o sexto aeroporto paranaense com operações da Azul. É a empresa com maior presença no Paraná, com voos em cinco aeroportos (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu).
Através da assessoria de imprensa, a Secretaria da Fazenda do Estado informou que, por enquanto, o acordo com a Azul é o único vigente e que novas negociações dependem do interesse de outras companhias. (C.A)