Uma alimentação baseada em alimentos frescos ou minimamente processados, sem adição de substâncias como açúcar, sal ou gordura é recomendada pela última edição do Guia Alimentar Para a População Brasileira, publicação elogiada no mundo inteiro por inovar nas recomendações sobre alimentação saudável.
Ao invés de estabelecer quantidades de nutrientes e calorias, o Guia sugere consumir "comida de verdade", como é o caso do arroz, feijão, farinhas, carnes frescas, verduras, legumes e frutas. No preparo destes alimentos, a orientação é utilizar óleo, sal, açúcares e gorduras com moderação. Cebola, alho e outros temperos naturais devem ser usados para garantir o sabor dos pratos.
Já o consumo de produtos processados deve ser limitado. Esta categoria inclui aqueles fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar para torná-los duráveis e mais palatáveis e atraentes. Nesta lista entram conservas em salmoura, compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, sardinha e atum em lata e queijos e pães.
Os produtos ultraprocessados, de acordo com o Guia, sequer são considerados alimentos, mas classificados como "produtos alimentícios", ou seja, formulações industriais com pouco ou nenhum alimento inteiro e que contêm aditivos.
O Guia do Ministério da Saúde também traz orientações sobre "como comer", destacando regularidade na ingestão de alimentos, atenção, além de fazer as refeições em ambiente adequado e em companhia, para transformar o ato de se alimentar em um momento de prazer. Outra dica é cozinhar a própria comida para garantir a qualidade, com o resgate das habilidades culinárias tão importantes para garantir a saúde. (C.A.)