No Paraná, o segundo setor que mais gera emissões de gases de efeito estufa é o de transportes, principalmente em função dos combustíveis. Para minimizar esse impacto, a distribuidora Ipiranga mantém o Programa Ipiranga Carbono Zero, que engloba todas as ações relacionadas à gestão das emissões de gases de efeito estufa, desde mensuração e redução até a compensação das emissões que não puderam ser evitadas.
Conforme informações da assessoria de imprensa da companhia, o programa fomenta iniciativas que minimizem o impacto ambiental, como campanhas de conscientização de consumo e ações voltadas à eficiência energética. Essas ações renderam à empresa o Selo Clima Paraná na categoria ouro nas unidades operacionais em Londrina e também em Araucária, Cascavel e Guarapuava.
Além de neutralizar todas as emissões diretas, a Ipiranga investe em projetos para minimizar o impacto dos clientes que consomem os combustíveis da rede. A ação, conforme a assessoria, já soma mais de 200 mil toneladas de carbono desde seu início. A compensação ocorre por meio da aquisição de créditos de carbono do mercado voluntário.
"Desde 2012, a empresa é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas e tem o compromisso de adotar, em suas práticas de negócios, valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção", diz a nota enviada pela assessoria. (C.A.)