Crimes contra a vida não fazem parte do cotidiano de Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Sertanópolis. Juntas, as três cidades do Norte do Paraná registraram apenas dois assassinatos em 2012.
  Bela Vista, município com pouco mais de 15 mil habitantes, gaba-se de não ter registrado nenhuma ocorrência com essa característica no ano passado. Em 2011 foram dois assassinatos.
  Primeiro de Maio, com população estimada em 10 mil pessoas, teve apenas um assassinato em 2012. O crime tinha ligação com o tráfico de drogas. ‘‘São índices de delito aceitáveis, dentro da normalidade para uma cidade deste porte. Aqui a violência é mais doméstica’’, avalia o delegado Maurício de Oliveira Camargo.
  ‘‘A criminalidade não tem uma organização infiltrada nessas pequenas cidades. O que falta é aumento do efetivo para melhorar o serviço ostensivo’’, acrescenta o delegado, que responde pelas duas cidades.
  Sertanópolis, outro município com 15 mil habitantes, registrou um assassinato em 2012 e três no ano anterior. ‘‘Havia uma briga entre gangues envolvidas com droga. De uma vez só foram detidas 16 pessoas, reflexo de um longo trabalho de investigação, e a violência foi controlada’’, aponta o delegado titular da cidade, Paulo Gomes. (D.M.)