O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou, na noite desta quinta-feira (1º), a lista tríplice com os três nomes dos advogados indicados para uma vaga na corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O novo integrante participará do julgamento da ação que pode cassar o mandato do senador Sergio Moro (União Brasil).

Fazem parte da lista os juristas Graciane Aparecida do Valle Lemos, José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior. Os nomes foram encaminhados para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que irá escolher o indicado ao cargo, conforme previsto na Constituição Federal.

Também nesta quinta-feira, pouco antes da divulgação da lista pelo TSE, o novo presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson anunciou o adiamento do julgamento do caso de Moro. A sessão estava marcada para o próximo dia 8 de fevereiro. No entanto, segundo Bengtsson, é necessário esperar que o trâmite para escolha do novo membro da corte seja concluído.

"Chegamos à conclusão que não daria tempo prático para que houvesse a sessão na próxima quinta-feira. Teremos que aguardar os trâmites: que o TSE homologue os nomes, que o presidente da República indique o nome e nosso regimento interno exige que haja posse desse jurista que virá integrar a corte, então temos que aguardar os ritos. Só vai ser designada a data quando houver todo esse trâmite encerrado", disse.

A vaga a ser preenchida era ocupada pelo juiz Thiago Paiva, que deixou o cargo no fim de janeiro. Não há um prazo legal para o presidente Lula (PT) defina o novo jurista, mas a expectativa do novo presidente do TRE é que o trâmite seja rápido e que em menos de um mês o julgamento de Moro aconteça.

Os nomes foram encaminhados para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que irá escolher o indicado ao cargo no TRE
Os nomes foram encaminhados para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que irá escolher o indicado ao cargo no TRE | Foto: TRE-PR/Divulgação

"Logo que o nome for escolhido, vamos marcar uma cerimônia de posse do novo integrante e imediatamente será pautado. Então, acredito que em uma questão de 20 dias é possível pautar o processo", pontuou.

Moro é alvo de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) protocoladas pelo PT e pelo PL, que acusam o senador de abuso de poder econômico pela realização de gastos irregulares, além de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação social, no período de pré-campanha para Presidência da República em 2022.

O relator do processo, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, liberou o caso para julgamento no último dia (30). "O relator já está preparado, já estudou o processo", finalizou o novo presidente do TRE-PR.

Procurado pela FOLHA, o senador Sergio Moro informou que, por enquanto, não irá se manifestar sobre o caso.