O vereador Eduardo Tominaga (PSD) viajou nesta sexta-feira (2) para participar de um programa trainee no Japão. Indicado pela Associação da Irmandade Londrina-Nishinomiya, o parlamentar foi selecionado pela Hyogo Overseas Trainee Program. O objetivo é reforçar a parceria Brasil-Japão, Paraná-Hyogo e Londrina-Nishinomiya, além de discutir ações para o fortalecimento da cultura japonesa na região. Também participam representantes de Maringá, Curitiba e Paranaguá.

O vereador aponta que é "uma grande honra" apresentar Londrina e o que tem sido desenvolvido na cidade para fortalecer a cultura japonesa e a irmandade com Nishinomiya. "Seja por meio de projetos de lei, pelas festas tradicionais e tão expressivas, como a Expo Japão e o Londrina Matsuri e, ainda, por meio das associações, grupos musicais e artísticos, da educação, em conjunto com o município e a UEL [Universidade Estadual de Londrina], dentre tantas outras importantes parcerias”, diz o parlamentar, que vai entregar ao prefeito de Nishinomiya, Toshiro Ishii, um convite para participar das comemorações dos 90 anos de Londrina.

Tominaga também lembra que a relação entre Londrina e Nishinomiya é antiga e que muitas missões oficiais já foram feitas - as cidades são irmãs desde 1977. “A gente está muito orgulhoso e feliz, realmente. Estamos participando desse momento super importante juntamente com os nossos irmãos lá do Japão”, acrescentou.

O vereador Eduardo Tominaga (PSD): objetivo da viagem é reforçar parceria Brasil-Japão, Paraná-Hyogo e Londrina-Nishinomiya
O vereador Eduardo Tominaga (PSD): objetivo da viagem é reforçar parceria Brasil-Japão, Paraná-Hyogo e Londrina-Nishinomiya | Foto: Devanir Parra/CML

TROCAS CULTURAIS

Entre as ações feitas em Londrina que serão apresentadas, Tominaga levará pinturas produzidas pelos alunos da Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura durante a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya - criada após PL do vereador, em 2020. O workshop com os estudantes do 5° ano foi orientado pelo artista plástico Carlos Kubo, com o tema “Aves Brasileiras”

As obras farão parte de uma exposição organizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Japão.

“Estamos levando em mãos os desenhos para eles. E também tem outros desenhos que eles mandaram para cá, que vieram através de um projeto da Unesco. É um projeto super importante que ocorre há décadas e Londrina sempre participou”, ressaltando que essa é uma troca de informações culturais entre os alunos das duas cidades. (Com assessoria)