Os senadores aprovaram ontem a indicação do magistrado paranaense Néfi Cordeiro, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A aprovação no plenário do Senado é a última etapa no processo de escolha de ministros da Corte, antes da nomeação pela Presidência da República.
A decisão do plenário foi por 60 votos a favor e cinco contrários. Não houve abstenção. Indicado pela presidente Dilma Rousseff em lista tríplice elaborada pelo Pleno do STJ, Néfi Cordeiro teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, em votação unânime, após sabatina realizada no último dia 12.
Durante a sabatina, Néfi Cordeiro classificou o sistema prisional brasileiro como uma das principais mazelas sociais do país. Para ele, a privação da liberdade, que deveria ser a maior pena de um condenado, acaba sendo a menor das penas diante de um sistema degradante que trata o condenado como animal e não lhe dá esperança.