Imagem ilustrativa da imagem Rony Alves é preso por suspeita de ameaça a testemunha da Operação ZR3
| Foto: Gustavo Carneiro



O vereador afastado Rony Alves (PTB) foi preso ao meio-dia deste sábado (22) por suspeita de ameaça a uma testemunha da Operação ZR3 (Zona Residencial 3), deflagrada há quase um ano pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que apurou suposto esquema criminoso para aprovação de projeto de lei de mudança de zoneamento. A informação foi confirmada pelo promotor Jorge Barreto da Costa, coordenador do Gaeco.

Conforme Barreto, Rony foi preso em sua casa e encaminhado ao CIAC (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão). "Ainda não sabemos para qual unidade prisional será encaminhado", completa.

O pedido da prisão preventiva feito pelo Gaeco e a decisão da Justiça foram protocolados na sexta-feira (21).

A reportagem da FOLHA procurou o advogado Maurício Carneiro, que defende o vereador afastado. Ele afirmou que tem a informação da prisão de seu cliente, mas ainda não teve acesso à decisão.

Testemunha

De acordo com o coordenador do Gaeco, a testemunha ameaçada por Rony se trata do produtor rural Junior Zampar, que denunciou e colaborou com as investigações ao gravar conversas, registrar encontros com agentes públicos e outros investigados que se tornaram réus.

Conforme Barreto, Zampar foi abordado por Rony quando saía de uma agência e se deslocava para o estacionamento. A testemunha procurou primeiramente o delegado Alan Flore do Gaeco, que encaminhou para o coordenador.

"Houve um descumprimento às cautelares e cometimento de um novo delito. O Rony teria abordado a testemunha na saída de um banco e teria se expressado de forma ameaçadora. Após a testemunha procurar o Alan Flore nós juntamos novas diligências, imagens das câmeras de segurança da agência e também procuramos o Creslon [Centro de Reintegração Social de Londrina] para analisarmos a localização de Rony naquele dia. Tudo bateu e nós pedimos a prisão preventiva", declara.

Imagem ilustrativa da imagem Rony Alves é preso por suspeita de ameaça a testemunha da Operação ZR3
| Foto: Reprodução/MP-PR



ZR3

A Operação ZR3 foi deflagrada há quase um ano pelo Gaeco. E em fevereiro deste ano foi apresentada uma denúncia contra treze pessoas por suposto envolvimento em organização criminosa cravada na Câmara Municipal de Londrina.

Entre as treze pessoas estão os vereadores afastados Rony Alves (PTB) e Mário Takahashi (PV), agentes públicos, empresas de consultoria e empresários.

(Atualizada às 14h15)