Reeleito com uma votação recorde em 2022 e com altos índices de aprovação da população no Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD) desponta como um dos grandes candidatos à presidência da República para 2026.

Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas no final de janeiro aponta Ratinho Junior entre os quatro candidatos com maior potencial de voto.

O melhor desempenho do paranaense acontece em um cenário mais provável, sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e não poderá concorrer ao Palácio do Planalto em 2026.

Nesta simulação, Ratinho Junior aparece com 6,2% das intenções de voto, à frente de outros prováveis concorrentes como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 5,8%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 2,1%, e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 1,1%.

Nesta configuração, o atual presidente Lula (PT) lidera com 37,4%, contra 17,4% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e 10,3% de Ciro Gomes (PDT).

Na simulação sem Bolsonaro, Ratinho Junior aparece com 6,2% das intenções de voto, à frente de outros prováveis concorrentes como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 5,8%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 2,1%, e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 1,1%.
Na simulação sem Bolsonaro, Ratinho Junior aparece com 6,2% das intenções de voto, à frente de outros prováveis concorrentes como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 5,8%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 2,1%, e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 1,1%. | Foto: Roberto Dziura Jr /AEN

Em outro cenário, com Michelle Bolsonaro (PL) no lugar de Tarcísio de Freitas, o governador do Paraná chega a 5,1% das intenções de voto, novamente à frente de Caiado (1,9%) e Barbalho (0,9%), enquanto Lula (37,6%), Michelle (23%), Ciro (9,3%) e Zema (6,5%) aparecem numericamente acima.

Mesmo em um terceiro cenário menos provável, em que Bolsonaro consiga reverter o processo de inelegibilidade, Ratinho Junior mantém a quarta posição, sendo o candidato com a maior intenção de voto entre os atuais governadores, com 3,9%.

APROVAÇÃO

A Paraná Pesquisas também mediu o nível de aprovação do atual presidente, com um empate técnico entre aqueles que dizem aprovar (48%) ou desaprovar (47,8%) o governo Lula, enquanto 4,1% não souberam ou não responderam.

O índice contrasta com uma aprovação de 76,9% de Ratinho Junior como governador na pesquisa mais recente do mesmo instituto, realizada no fim de outubro.

SOBRE A PESQUISA

A sondagem para a próxima eleição à presidência da Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 867 eleitores com 16 anos ou mais em 164 municípios de 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2024. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos, com grau de confiança de 95%.