Imagem ilustrativa da imagem Proposta do Executivo pode restringir Passe Livre em Londrina
| Foto: Rafael Machado



Poucos estudantes marcam presença na Câmara Municipal de Londrina que vota nesta quinta-feira (7), em primeiro turno, projeto que restringe o Passe Livre para estudantes.

A legislação atual, aprovada na gestão Alexandre Kireeff, garantiu a gratuidade universal. A proposta defendida pela gestão Marcelo Belinati (PP) é garantir Passe Livre apenas para estudante de ensino fundamental e médio. Já os estudantes de cursos técnicos, pré-vestibular de graduação e pós-graduação perderiam a gratuidade total e voltariam a pagar 50% da tarifa.

Contudo, segundo a matéria, os estudantes desses grupos incluídos no Cadastro Único do Governo Federal poderão ter a isenção integral.

O Executivo justifica que a previsão do custo do Passe Livre em 2017 foi de quase R$ 22 milhões, mas o custo total foi de R$ 33 milhões, tornando inviável a manutenção do programa.

Uma emenda apresentada pelo vereador Jamil Janene (PP) desagrada ainda mais a classe estudantil. Ela quer restringir o passe livre. No texto da emenda alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio só teriam 50% ou seja perdendo o benefício integral.

O vereador Rony Alves (PTB) questionou o fato de uma emenda não ter sido discutida e o projeto foi retirado de pauta. Alves é a favor da manutenção do Passe Livre integral para universitários e alunos dos cursos técnicos.

(Atualizada às 16h44)