As bancadas da CML (Câmara Municipal de Londrina) estão se reorganizando em meio à janela partidária, que começou no dia 7 de março e segue até 5 de abril. Esse é o período em que vereadores e vereadoras podem trocar de agremiação sem perder o mandato, de olho nas eleições municipais de outubro.

Como já noticiou a FOLHA, Santão trocou o Podemos pelo PL e Chavão deixou o PRD para se filiar ao Republicanos. Agora, esses partidos voltam a se movimentar no tabuleiro político.

O vereador Ailton Nantes confirmou à FOLHA sua ida ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele era membro do PP e renunciou na semana passada à vice-liderança do partido na Câmara. “Chegando ao final de segundo mandato com pautas voltadas para a família, proteção e saúde da mulher, crianças e adolescentes, ao desenvolvimento econômico, agronegócio e outras, penso que a linha de atuação do PL é a que mais tem afinidade com minhas ações parlamentares”, disse.

Ailton Nantes trocou o PP pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro; Lu Oliveira saiu do PL e ingressou no Republicanos
Ailton Nantes trocou o PP pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro; Lu Oliveira saiu do PL e ingressou no Republicanos | Foto: Fernando Cremonez/Ascom/CML

Quem também vai mudar de partido é Lu Oliveira, que está deixando o PL para se filiar ao Republicanos. À FOLHA, ela conta que o convite partiu do deputado federal Diego Garcia (Republicanos), que tem apoiado seus projetos desde 2021.

“A mudança ocorre pela identificação com o projeto de momento e de futuro do Republicanos para a nossa cidade. Uma Londrina que engloba todos os setores, que pensa no hoje e no amanhã, moderna, desenvolvida, humana. E isso tudo vem de encontro com os meus projetos políticos”, afirma Oliveira. “Estar hoje no Republicanos significa uma maior identidade com esta sigla e uma maior atuação do meu mandato como vereadora.”

Outro vereador londrinense conversando com o PL é Roberto Fú, que anunciou na semana passada sua saída do PDT. A tendência é que a definição do seu novo partido ocorra nos próximos dias.

GESTÃO BELINATI

Após a filiação do presidente da Cohab-Ld (Companhia de Habitação de Londrina), Bruno Ubiratan, o presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Marcelo Oguido, é outro nome da gestão Belinati a ir para o PL. A filiação ocorreu nesta segunda-feira (18).

O deputado federal Filipe Barros (PL) avalia que o partido já é capaz de “apresentar ao eleitor exemplos sólidos da força que a direita vai comprovar nas eleições municipais de outubro”.