Focados nas eleições de 2022, os partidos políticos estão buscando lideranças do meio empresarial e da comunidade a fim de se fortalecer para o pleito. O empresário Nelson Tsukahara, 70 anos, é um desses nomes que irá assumir nesta quinta-feira (16) o novo diretório do Republicanos em Londrina. O convite partiu do presidente estadual da legenda, o secretário de Planejamento do governo Ratinho Junior, Valdemar Bernardo Jorge, que estará presente no evento.

Tsukahara é CEO de uma empresa de produtos veterinários e quer usar sua experiência para gestão agora na vida político-partidária. Ex-diretor da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o londrinense já tem passagens pelos partidos Novo e Podemos, mas nunca se candidatou a cargo eletivo. "Eu tinha essa intenção de ser candidato a prefeito em 2020, mas acabei desistindo por conta de questões pessoais. E agora estamos com esse convite para renovar o Republicanos. Estamos construindo esse grupo neste novo projeto".

O novo presidente do Republicanos reforçou que o partido é centro-direita, sendo conservador nos costumes e liberal na economia. "Eu sou cristão católico e esses valores de defesa da família que pretendemos fortalecer. O partido pretende ampliar sua base agregando nomes de pessoas da região que tenham esses valores e possam contribuir e representar nossa região."

Em Londrina, o Republicanos tem no seu quadro na Câmara Municipal apenas o vereador Emanoel Gomes, que está no terceiro mandato e estava acumulando a presidência do partido. Nas eleições de 2020, a legenda teve candidato próprio a prefeito, o ex-vereador Junior Santos Rosa, que foi o postulante "bolsonarista" no pleito. Em 2016, ainda como PRB (Partido Republicano Brasileiro), a candidata a prefeita foi a ex-vereadora Sandra Graça. Segundo Tsukahara, Santos Rosa e Gomes estão entre os pré- candidatos do partido a deputado estadual para as eleições de outubro. Já para federal a sigla deverá lançar o ex-prefeito de Cambé João Pavinato (REP).

HISTÓRICO

O Republicanos, antigo PRB, nasceu em 2005 dentro da Igreja Universal e até hoje é comandado por um de seus bispos licenciados, o deputado Marcos Pereira (SP). Atualmente o partido faz parte do bloco denominado "centrão", que apoia o governo Bolsonaro. No Paraná, está na base do governo Ratinho Jr e tem apenas um deputado estadual, o pastor evangélico Alexandre Amaro.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1