São Paulo - A CPI do Apagão Aéreo na Câmara espera concluir no final de agosto as investigações sobre o acidente com o Airbus-A320 da TAM, no Aeroporto de Congonhas (SP). O presidente em exercício da comissão, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse na última sexta que os brasileiros aguardam respostas concretas sobre as causas que teriam provocado a tragédia.
Na semana que vem, a comissão vai ouvir o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e o coronel Fernando Camargo, que acompanhou a transcrição dos diálogos das caixas-pretas do Airbus nos Estados Unidos. A comissão também vai ouvir os depoimentos de quatro controladores de vôo que trabalhavam no aeroporto de Congonhas no momento do acidente.
Sigilo - Cunha também quer discutir na semana que vem a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do consultor Mário Sampaio - que prestou depoimento sexta-feira à CPI. Sampaio foi convocado porque foi apontado por integrantes da comissão como suposto representante da Airbus no Brasil. Em seu depoimento, no entanto, ele disse que nunca representou a empresa no país -apenas é contratado para assessorar a imprensa.
No Senado, a CPI do Apagão também vai dedicar os trabalhos nos próximos dias para apurar as causas do acidente com o vôo 3054 da TAM. O ministro Nelson Jobim (Defesa) será ouvido pelos senadores na quarta-feira. Eles esperam conseguir explicações do ministro sobre as investigações do governo federal para apurar as causas do acidente.