A Câmara Municipal de Londrina (CML) acelera a votação de projetos e realização de reuniões extraordinárias para não prejudicar o recesso, que começa oficialmente no sábado, dia 21. O Legislativo definiu duas sessões extraordinárias na tarde de hoje e na manhã de amanhã, antes da reunião ordinária. Os vereadores também anteciparam ontem, em regime de urgência, a votação de cinco propostas que teriam aprovação sem complicações. O presidente Rony Alves (PTB), entretanto, disse que, se for necessário, convocará mais reuniões na próxima semana.
Na segunda-feira, Kireeff enviou pedido à Câmara para realização de quantas extraordinárias forem necessárias para apreciar 24 projetos de lei do Executivo. No meio do pacotão estão 11 propostas de doações de áreas públicas para a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e para empresas.
A tramitação destes textos havia sido suspensa depois do escândalo de possível cobrança de propina para liberação de áreas dentro do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Depois de desautorizar a líder do governo, Elza Correia (PMDB), na quinta-feira passada, de pedir o retorno dos textos para a sessão de ontem, o prefeito solicitou apreciação nas extraordinárias.
No início da tarde de ontem, Rony afirmou que o clima para votação desses textos "não é favorável", uma vez que existe inquérito em curso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) sobre as doações. "Isso não quer dizer que todos os empresários beneficiados estão sob suspeição, mas o que ocorreu com a Codel enseja cuidado para a votação", justificou o vereador.
Adotando discurso da cartilha de Kireeff, Elza defendeu a votação dos textos afirmando que a análise do prefeito não identificou irregularidades na tramitação antes do Legislativo. Ela também disse que pediria as manifestações dos empresários sobre a regularidade do andamento dos pedidos dentro da Codel.

Sem dificuldades
Para não entupir as extraordinárias, os vereadores começaram ontem a avaliar projetos de lei que não teriam dificuldades para aprovação, solicitando regime de urgência para textos que já estavam na pauta da extraordinária. Com isso, a sessão ordinária se estendeu até a noite.
Os parlamentares apreciaram já ontem readequação no Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom); a regulamentação do uso de salas do Centro Cultural da Zona Norte pela Associação de Circo; concessão do título de utilidade pública para a Pró-Vida; e a prorrogação de vigência do Fundo Especial da Câmara de Vereadores, necessário para garantir investimentos na reforma do prédio do Legislativo, previsto para iniciar no ano que vem.