O promotor Renato de Lima Castro, designado para atuar na 191ª Zona Eleitoral de Londrina, protocolou representação contra o candidato a vereador Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta, por propaganda indevida irregular e por propaganda em local público. Para o primeiro caso, requer a condenação ao pagamento de multa de R$ 15 mil e de R$ 8 mil pelo segundo caso.
Castro narra que em 6 de setembro o candidato postou foto de veículo abandonado na rua com três adesivos de "Boca Aberta", o que é irregular porque tem efeito de outdoor. Em 12 de setembro, o candidato, conforme o promotor, fez propaganda na sede da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sol (zona oeste).
Em vídeo ao qual a reportagem teve acesso, de aproximadamente 15 minutos, o candidato não pede votos, mas conversa com as pessoas que esperam atendimento e profere críticas e ofensas ao prefeito Alexandre Kireeff (PSD), principal alvo do equipamento de som de Boca Aberta, que anda pela cidade proferindo xingamentos e críticas contra o prefeito desde meados de 2013. A gravação na UPA teve transmissão on-line pelo Facebook.
O episódio na UPA também rendeu ao candidato ação por crime eleitoral. O mesmo promotor o denunciou pelo crime de injúria, previsto no artigo 326 do Código Eleitoral. Foram arroladas como testemunhas pelo Ministério Público quatro guardas municipais que presenciaram os atos de Boca Aberta na UPA. Tanto a representação quanto a denúncia foram protocoladas ontem.
"As propagandas ilícitas vão ser veementemente reprimidas pela promotoria eleitoral com o propósito de que o processo eleitoral seja igualitário e que a vontade popular seja soberana. São inadmissíveis xingamentos e palavras de baixo calão contra agentes públicos ou contra qualquer pessoa para fins de promoção pessoal e eleitoral", destacou o promotor durante entrevista.
Representantes do partido de Emerson Petriv (PR) foram procurados pela reportagem, mas não atenderam as ligações.